Ensino-Aprendizagem da criança com TEA, o papel da escola e do professor - uma pesquisa luso-brasileira

Teaching-learning of children with ASD, the role of the school and the teacher - a portuguese-brazilian research study

  • Raquel da Silva Rosas Universidade Veiga de Almeida
  • Aline Murielle Lussolli Centro Universitário de Brusque
Palavras-chave: Autismo, Educação, Ensino, Inclusão escolar, Professores

Resumo

RESUMO

Este estudo tem como objetivo conhecer as características e dificuldades no processo de aprendizagem da criança autista, bem como levantar as metodologias de ensino-aprendizagem facilitadoras voltadas para o contexto inclusivo educacional e/ou familiar. Pretende-se também compreender a importância da capacitação do professor em relação às diversas expressões do TEA e quanto a efetiva utilização dos recursos e ferramentas disponíveis. Trata-se de uma pesquisa teórica, tomando-se como base livros especializados, artigos científicos e outros materiais de nacionalidade brasileira e portuguesa, escritos em português e indexados em sites reconhecidamente científicos. Constatou-se que o conhecimento do TEA e de suas especificidades permite aproveitar as potencialidades de cada criança, estimulando o aprendizado, e que os modelos facilitadores podem ser utilizados como recurso na promoção do desenvolvimento global da criança. Assim, a aprendizagem é possível por meio da inclusão que traz vantagens para todas as crianças na medida em que as tornam mais sensíveis, respeitadoras, e aprendem a crescer, cooperando e respeitando as diferenças.

 

ABSTRACT

This study aims to make the characteristics and difficulties in the learning process of the autistic child known, as well as to raise the teaching-learning methodologies that are geared towards the inclusive educational and/or family context. This study also intends to understand the importance of teacher training concerning the various expressions of ASD and the effective use of tools and resources available. This a theoretical research study, based on specialized books, scientific articles, and other materials of Brazilian and Portuguese nationality, written in Portuguese, and indexed on recognized scientific sites. This study found that the knowledge of ASD and its specificities allows you to take advantage of each child's potential, stimulating the child’s learning and that the intervention models can be used as a facilitating resource in promoting the child's global development. Thus, learning is possible through inclusion, which brings benefits to all children as it makes them more sensitive, respectful towards others, cooperative, and respectful of differences.

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Biografia do Autor

Raquel da Silva Rosas, Universidade Veiga de Almeida

Raquel da Silva Rosas, graduanda do curso de Psicologia, Universidade Veiga de Almeida (UVA) – Campus Cabo Frio, e-mail:  [email protected]

Aline Murielle Lussolli, Centro Universitário de Brusque

Graduanda do curso de Psicologia, Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), e-mail:  [email protected]

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Publicado
14-01-2021
Como Citar
ROSAS, R. DA S.; LUSSOLLI, A. M. Ensino-Aprendizagem da criança com TEA, o papel da escola e do professor - uma pesquisa luso-brasileira. Aquila, v. 1, n. 24, p. 199-216, 14 jan. 2021.
Seção
Artigos de Temática Livre