Pabllo Vittar e a representatividade lgbtqia+ na publicidade: uma análise sobre as formas de consumo pós-modernas

Pabllo Vittar and lgbtqia+ representativeness in advertising: an analysis of postmodern ways of consumption

  • Eduardo Bianchi Universidade Veiga de Almeida
  • Thiago do Nascimento Lima
Palavras-chave: Pabllo Vittar, Representatividade, Comunidade LGBTQIA, Drag Queen, ‘Quem disse, Berenice?’

Resumo

Este trabalho tem como objetivo observar os desdobramentos causados pela introdução de novas pro-jeções sobre a comunidade LGBTQIA+ no mercado publicitário, com enfoque nas narrativas que incluam como protagonista a drag queen Pabllo Vittar. O processo de sociabilidade desta comunida-de, por vezes, foi impactado negativamente diante do contexto social e político ao qual foi exposto, restringindo o espaço de seus integrantes. Sendo assim, foi posta à prova a capacidade que a publici-dade teria de influenciar este quadro, através da representatividade desses sujeitos por intermédio de Pabllo Vittar. As relações comunicacionais que envolvem essas campanhas também foram analisadas, com o propósito de se entender as novas formas de consumo que acompanham as identidades pós-modernas, examinando-se suas performances nos meios midiáticos, e, em seguida, contextualizou-se o case ‘Quem disse, Berenice?’, que é inserido no clipe Disk Me de Pabllo Vittar.

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Biografia do Autor

Thiago do Nascimento Lima

Publicitário formado pela Universidade Veiga de Almeida.

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Publicado
15-08-2020
Como Citar
BIANCHI, E.; DO NASCIMENTO LIMA, T. Pabllo Vittar e a representatividade lgbtqia+ na publicidade: uma análise sobre as formas de consumo pós-modernas. Aquila, v. 1, n. 23, p. 223-238, 15 ago. 2020.
Seção
Artigos de Temática Livre