Escrita acadêmica: por uma docência autoral

Academic Writing: for authoral teaching

  • Maria José Nélo
  • Nayara da Silva Queiroz
  • Gilvan Santos Gonçalves
Palavras-chave: Ensino, Texto autoral, Escrita acadêmica

Resumo

Neste artigo, tem-se por relevância considerar as práticas de uma docência autoral, desde a formação acadêmica aos desdobramentos da aprendizagem de organização das ideias de que os diferentes textos atendam os detalhes e propósitos técnicos na formação de cidadãos e de sua autonomia acadêmica. Nesse sentido, é necessário fundamentar teoricamente de que maneira são ponderadas o ensino para a produção da escrita autoral, em particular, aqueles alunos que ingressam nos cursos de Letras. Dessa forma, a hipótese orientadora indica que o processo de ensino na educação básica ainda é incipiente para formação autoral na academia. Assim, os processos do uso dinâmico e complexo da linguagem devem ancorar as práticas de ensino da escrita autoral desde a educação básica, conforme proposições dos PCNs (1996, 1997, 1998). Na formação acadêmica, há orientações complementares realizados por Motta-Roth e Hendges (2010) sobre a importância e a necessidade de orientar a produção textual científica no meio acadêmico. Para tanto, concluímos que é preciso instruir os alunos para agir com autonomia leitora e escrita em diferentes contextos comunicativos na vida e no espaço acadêmico.

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Biografia do Autor

Nayara da Silva Queiroz

Mestre em Ensino de Línguas pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES/ RS.

Gilvan Santos Gonçalves

Graduado em Letras (Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Respectivas Literaturas) pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). 

Referências

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Publicado
15-08-2020
Como Citar
NÉLO, M. J.; DA SILVA QUEIROZ, N.; SANTOS GONÇALVES, G. Escrita acadêmica: por uma docência autoral. Aquila, v. 1, n. 23, p. 109-120, 15 ago. 2020.
Seção
Dossiê Temático