O uso do podcast como uma ferramenta metodológica para a promoção da prática interdisciplinar na educação: o caso do podcast Sarau da Casa Azul

The use of podcasts as a methodological tool for the promotion of interdisciplinary practice in education: the case of the podcast Sarau da Casa Azul

  • Luciene P. Carris Cardoso UERJ
  • Luzimar Soares Bernardo USP
Palavras-chave: podcast, interdisciplinaridade, educação

Resumo

O artigo analisa a contribuição do podcast Sarau da Casa Azul como um recurso digital auxiliar no processo do ensino-aprendizagem, tendo como parâmetro a dinâmica interdisciplinar do conteúdo disponibilizado. Desse modo, o podcast pode ser uma ferramenta didática que pode ser utilizada por professores e alunos do segmento desde a educação básica até o ensino superior. Considerado como integrante das Tecnologias da Informação e Comunicação (TDICs), constata-se que a difusão desse recurso tem se ampliado nos últimos anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ABREU, Alzira Alves de. Landell de Moura (verbete). In: ABREU, Alzira Alves de. (Org.). Dicionário Histórico-Biográfico da Primeira República (1889-1930). Rio de Janeiro: Editora FGV, 2015. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeirarepublica/MOURA,%20Landell%20de.pdf Acesso em: 30 abr. 2023.

ALMEIDA, Juniele R. de; MENESES, Sônia (org.). História pública em debate: patrimônio, educação e mediações do passado. São Paulo: Letra e Voz, 2018.

ALVES, Lynn. Relações entre os jogos digitais e aprendizagem: delineando percurso. Revista Educação, Formação & Tecnologias, Caparica, vol. 1, n. 2, 2008.

ALVITO, Marcos. Os Sertões de Guimarães. Sarau da Casa Azul. [Podcast]. Produzido em julho de 2020. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/51wkhcPuHxdKh2KMNqQn5t Acesso em: 04 mai. 2023.

ANDRELO, Roseane. O rádio a serviço da educação brasileira: uma história de nove décadas. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 12, n. 47, p. 139-153, 2012.

AZZI, Christiane Ferreira. Museus reais e imaginários: a metamorfose da arte na obra de André Malraux. Lettres Françaises, n. 12 (2), 2011. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/lettres/article/view/5312 Acesso em: 10 jan. 2022.

BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.

BRASIL. Lei nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023. Institui a Política Nacional de Educação Digital e altera as Leis nºs 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), 9.448, de 14 de março de 1997, 10.260, de 12 de julho de 2001, e 10.753, de 30 de outubro de 2003. Brasília, DF: Presidência da República, 2023. Disponível em:

CARVALHO, Bruno Leal Pastor de História Pública e redes sociais na internet: elementos iniciais para um debate contemporâneo. Transversos: Revista de História. Rio de Janeiro, v. 7, n. 7, p. 35- 53, set. 2016.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

COSTA, Fernando Albuquerque (Org.). Repensar as TIC na Educação: o professor como agente transformador. São Paulo: Santillana, 2012.

DODEBEI, Vera e ABREU, Regina (orgs). E o patrimônio? Rio de Janeiro: Editora Contracapa, 2008.

FERREIRA, Rodrigo de Almeida. Qual a relação entre história pública e o ensino de História?. In: MAUAD, Ana Maria, SANTHIAGO, Ricardo e BORGES, Viviane Trindade (orgs.). Que história pública queremos? What public history do we want?. São Paulo: Letra e Voz, 2018.

FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. Podcast: breve história de uma nova tecnologia educacional. Educação em Revista, Marília, v.18, n.2, p. 55-70, Jul./Dez. 2017. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/7414Acesso em: 05 mai. 2023.

GIRAFFA, Lucia. “30 anos em 15 dias”: reflexões sobre docência na pandemia da Covid-19. ISMÉRIO, Clarisse (Org.). In: Educação contemporânea: reflexões e experienciais. São Paulo: Vecher, 2022.

GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal e cultura política. São Paulo: Cortez, 2008.

GOMES, Angela Maria de Castro; Hansen. Patricia Santos. Intelectuais, mediação cultural e projetos políticos: uma introdução para delimitação do objeto de estudo. In:

GOMES, Angela Maria de Castro; Hansen. Patricia Santos (Orgs.) Intelectuais mediadores: práticas culturais e ação política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016, p. 7-37.

JESUS, Wagner Brito de. Podcast e educação: um estudo de caso. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2014. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/121992 Acesso em: 01 mai. 2023.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

PEREIRA, Amilcar. "Era só mais uma Silva": Maestro Paulo Silva e as relações raciais no Brasil. Sarau da Casa Azul. [Podcast]. Produzido em março de 2021. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/7ENNhTZ0YWA068P4SZXNpj?si=ad7cff7040e14715. Acesso em: 04 mai. 2023.

Portaria n. 137 de 28 de abril de 2016. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/21512179/do1-2016-04-29-portaria-n137-de-28-de-abril-de-2016-21512121 Acesso em: 20 de jan. 2022.

PRADO, Giliard da Silva. Por uma história digital: o ofício de historiador na era da internet. Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 13, n. 34, e0201, set./dez. 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5965/2175180313342021e0201 Acesso em: 01 abr. 2023.

RODRIGUES, Antonio Edmilson Martins. A cidade e o poeta: o Rio de Janeiro de João do Rio. Sarau da Casa Azul. [Podcast]. Produzido em junho de 2020. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/3ewxsdpDh7X5hfv4QjuzLv?si=b41ddd0f6248415f Acesso em: 04 mai. 2023.

SANTOS, S.; PEIXINHO, A. A redescoberta do storytelling: o sucesso dos podcasts não ficcionais como reflexo da viragem narrativa. Estudos em Comunicação, Coimbra, n. 29, p. 147-158, dez. 2019.

SEFFNER, Fernando. Aprender e ensinar História: Como jogar com isso? In:

GIACOMONI, Marcello Paniz; PEREIRA, Nilton Mullet. Jogos e ensino de história. Porto Alegre: Evangraf, 2013.

TACO, Gabriel. Uma conversa sobre o espetáculo "Relatos de um homem só". Sarau da Casa Azul. [Podcast]. Produzido em novembro de 2021. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/51XMVkPZes9u99YRDuWTwI?si=943e4cc1c31348
19 Acesso em: 05 mai. 2023.

TEIXEIRA DA SILVA, Francisco Carlos. Negacionismos, autoritarismos e políticas exterministas em tempos de pandemia. Sarau da Casa azul [Podcast]. Produzido em abril de 2021. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/0ZEJhINYTv5ClkAxGos3Tx?si=GMAxDXEPRiOgmq5UQ7diUg Acesso em: 05 mai. 2023

TEIXEIRA DA SILVA, Francisco Carlos. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 1996.

MAGNONI, Antonio Francisco; Rodrigues, Kelly De Conti. O rádio e a adaptação à nova era das tecnologias da comunicação e informação: contextos, produção e consumo. In: Anais eletrônicos do 9º. Encontro Nacional da História da Mídia, 2013, Ouro Preto, UFOP.

MAIA, Andrea Casa Nova; CARDOSO, Luciene Carris; SANTOS, Vicente S. Moreira dos. Lições do tempo: temas em história e historiografia do Brasil Republicano. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2016.

MARTINS, Nair Prata Moreira. Webradio: novos gêneros, novas formas de interação. Tese (Doutorado) Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da UFMG, 2008.

MONTEIRO, Miguel Côrrea. História e virtualidade: museus, jogos e novas tecnologias. In: ALVES, Lynn R. G.; TELLES, Helyom Viana; MATTA Alfredo E. R. (Orgs.) Museus virtuais e jogos digitais: novas linguagens para o estudo da história. Salvador: EDUFBA, 2019.

MORAN, José M., Mudando a educação com metodologias ativas. In: Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. Vol. II, Coleção Mídias Contemporâneas. UEPG/PROEX, 2015. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdfAcesso em: 28 abr. 2023.

MORAES FERREIRA, Marieta de e AMADO, Janaína (org). Usos e Abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2000

ORTRIWANO, Gisela S. Radiojornalismo no Brasil: fragmentos de história. Revista USP, São Paulo, n.56, p. 66-85, dezembro/fevereiro 2002-2003. Disponível em: file:///C:/Users/Luciene/Downloads/33808-Texto%20do%20artigo-39627-1-10-
20120716.pdf Acesso em: 28 abr. 2023.

Painel TIC COVID-19: Pesquisa on-line com usuários de Internet no Brasil - 4ª edição: Cultura, Comércio Eletrônico, Serviços Públicos On-line, Telessaúde, Ensino Remoto e Teletrabalho. Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://www.cetic.br/pt/publicacao/painel-tic-covid-19-pesquisa-online-com-usuariosde-internet-no-brasil-4edicao/ Acesso em: 05 mai. 2023.

TEIXEIRA, Carol. Dia do Podcast é celebrado em 21 de outubro no Brasil. Rádio Senado, Brasília, 20 out. 2022. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2022/10/20/dia-do-podcast-e-celebradoem-21-de-outubro-no-brasil Acesso em: 05 mai. 2023.

URRA, Flávio. E agora José? Homens no enfrentamento a violência contra a mulher. Sarau da Casa Azul. [Podcast]. Produzido em julho de 2021. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/1arTWMctpJbryBSPjvYcQl?si=b293d6e58c504487
Acesso em: 04 mai. 2023.
Publicado
23-03-2025
Como Citar
P. CARRIS CARDOSO, L.; SOARES BERNARDO, L. O uso do podcast como uma ferramenta metodológica para a promoção da prática interdisciplinar na educação: o caso do podcast Sarau da Casa Azul. Aquila, n. 32, p. 259-278, 23 mar. 2025.
Seção
Artigos de Temática Livre