Análise do Comportamento Aplicada (ABA) como estratégia de inclusão na educação infantil
Applied Behavior Analysis (ABA) as a strategy for inclusion in early childhood education
Resumo
Pensar a inclusão se faz necessário e é algo que vem ganhando espaço na atualidade. Nesse sentido,a proposta do artigo é considerar e investigar o uso da ciência ABA (Análise do ComportamentoAplicada) como estratégia de inclusão de crianças com autismo no contexto da educação infantil, no Brasil. Inicialmente, mencionei conceitos de ABA e sua inter-relação com a educação, Transtorno doEspectro Autista (TEA) e inclusão. Desse modo, foi realizada uma revisão integrativa com o objetivo demapear produções científicas nacionais que se tratassem do tema em questão, especificamente entre os anos 2012 e 2024. Nas bases de dados utilizadas e definidas previamente, foram empregados osseguintes termos: ABA, Inclusão escolar, Educação infantil e Autismo, os quais foram combinados com“AND” de forma a alcançar o proposto. Por fim, se tornou evidente a escassez de produções científicas que inter-relacionam ABA, inclusão e educação infantil nas bases de dados definidas previamente, oque indica um campo interessante para desenvolvimento de pesquisas futuras de relevância.
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Referências
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