O uso de redes sociais por acadêmicos de um curso de ciências contábeis

The use of social media by academics in an Accounting Sciences program

Autores

  • João Kalleby Finamor Couto Universidade Federal da Grande Dourados
  • Vitoria Miranda Neves Universidade Federal da Grande Dourados
  • Gabriel Mendes Lima Universidade Federal da Grande Dourados
  • Daiane Neves Reis Universidade Federal da Grande Dourados
  • Mirian Moreira dos Santos Universidade Federal da Grande Dourados
  • Marcos Antonio Alves Universidade Federal de Minas Gerais
  • Elias Silva de Medeiros Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.61565/revista-aquila.i33.621

Palavras-chave:

Redes Sociais, Aprendizagem, Internet, Estudantes Universitários, Ciências Contábeis

Resumo

Este estudo explora o uso de redes sociais por acadêmicos do curso de Ciências Contábeis, avaliando seus impactos na formação acadêmica e no desenvolvimento profissional desses estudantes. A pesquisa, de caráter quantitativo e descritivo, foi conduzida por meio de um questionário aplicado a 50 estudantes do curso de Ciências Contábeis, do primeiro ao último semestre em uma instituição de ensino superior. Os dados revelam que a maioria dos acadêmicos utiliza redes sociais como WhatsApp, em primeiro lugar, e, logo em seguida, o Instagram, devido à fácil comunicação e ao compartilhamento de informações que essas plataformas oferecem, ao contrário do Facebook, que demonstra uma perda de relevância significativa dentro desse grupo específico. A pesquisa destaca que outras plataformas, como LinkedIn, são pouco usadas para acessar
oportunidades de estágio e emprego. No entanto, foi observado que o uso excessivo e não regulamentado dessas redes sociais pode resultar em distrações significativas, afetando negativamente a produtividade acadêmica. As conclusões apontam que, quando gerenciadas de forma equilibrada e estratégica, as redes sociais podem ser um recurso valioso para o enriquecimento acadêmico e a preparação para o mercado de trabalho dos estudantes, promovendo tanto o aprendizado contínuo quanto a ampliação das redes de contatos profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AQUINO, Amanda Gabriela Oliveira et al. Sintomas de TDAH, Dificuldades de Aprendizagem e Estratégias de Estudo em Universitários do Curso de Medicina. Revista Contemporânea, v.4, n.11, p.e6622-e6622, 2024.

BRAZ SOBRINHO, Benedito et al. Impacto das Redes Sociais na Educação: Como as Mídias Sociais Influenciam o Aprendizado. Revista Foco, v.17, n.1, p.e4121-e4121, 2024.

CAMPESTRINI, Beatriz Hobus; IRALA, Valesca Brasil. Aspectos Centrais em Pesquisas sobre o Uso do Microlearning nas Redes Sociais por Estudantes do Ensino Superior para Fins Acadêmicos: Uma Revisão de Escopo. Caminhos da Educação: diálogos, culturas e

diversidades, v.6, n.3, p.01-18, 2024. DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v6i3.5387.

COSTA JÚNIOR, João Fernando et al. Aprendizagem em Rede: Como as Redes Sociais Podem ser Usadas para Facilitar a Aprendizagem e a Colaboração entre os Alunos. Revista Educação, Humanidades e Ciências Sociais, p.e00075-e00075, 2022.

EVANGELISTA, Rui Mauricio Fonseca. Sociedade em rede: O uso das TICs nos processos de ensino e aprendizagem. In: SÉRIE EDUCAR – VOLUME 28 – TECNOLOGIA. 1.ed. Belo Horizonte: Poisson, 2020. p.7. Disponível em: https://www.poisson.com.br/livros/serie_educar/volume28/Educar_vol28.pdf. Acesso em: 10 fev.2025.

GALLAS, André Dal Monte. Networking universitário: um estudo sobre como os estudantes de Administração da UFRGS desenvolvem o seu networking. 2012. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de

Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2012.

GALVÃO, João Lucas Pereira; FONSECA, Matheus Holanda da Silva; GONDIM, Roberta Sabrine Duarte. Impacto neuroendócrino da utilização excessiva das redes sociais no rendimento acadêmico de universitários. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v.24, n.9,

p.e17049-e17049, 2024.

GODOY, Patrícia Pasquali et al. Mídias Sociais e Sintomas Emocionais de Estudantes de uma Universidade Privada. Psicologia: Ciência e Profissão, v.44, p.e260371, 2024

IIZUKA, Edson Sadao; MORAES, Gustavo H. M. Análise do potencial e perfil empreendedor do estudante de Administração e o ambiente universitário: reflexões para instituições de ensino. Administração: Ensino e Pesquisa, v.15, n.3, p.593-630, 2014.

JOVINO, Ana Rívia Silva et al. Dependência digital entre discentes e docentes: uma revisão de literatura para a elaboração de um material educativo. Revista Interagir, n.126, p.44-49, 2024.

PONTES, Luan Filipe Moreira de. Redes sociais e desempenho acadêmico de estudantes universitários. 2024. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.

VISENTINI, Monize Sâmara et al. Proposição de instrumento para mensurar a intenção de uso nas redes sociais virtuais. Revista Espacios, v.37, n.34, p.4, 2016.

WERHMULLER, Claudia Miyuki; SILVEIRA, Ismar Frango. Redes sociais como ferramentas de apoio à educação. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v.3, n.3, p.594-605, 2012.

Downloads

Publicado

2025-12-02

Como Citar

FINAMOR COUTO, João Kalleby; MIRANDA NEVES, Vitoria; MENDES LIMA, Gabriel; NEVES REIS, Daiane; MOREIRA DOS SANTOS, Mirian; ALVES, Marcos Antonio; SILVA DE MEDEIROS, Elias. O uso de redes sociais por acadêmicos de um curso de ciências contábeis: The use of social media by academics in an Accounting Sciences program. Aquila, [S. l.], n. 33, p. 209–222, 2025. DOI: 10.61565/revista-aquila.i33.621. Disponível em: https://ojs.uva.br/index.php/revista-aquila/article/view/621. Acesso em: 29 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Temática Livre

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)