Art Construção de identidade em Quarenta Diasde Maria Valéria Rezende

Identity Building in Quarenta Diasby Maria Valéria Rezende

  • Danielle da Silva Leal Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Ana Cristina dos Santos Universidade Veiga de Almeida - UVA
Palavras-chave: literatura de autoria feminina, identidade, espaço urbano

Resumo

O presente trabalho analisa o romance Quarenta Dias (2014) de MariaValéria Rezende, investigando a trajetória migrante da personagem Alice, tendo como ponto central a figura do flâneure seu deslocamento pelas ruas de Porto Alegre, cidade desconhecida para ela no início da narrativa. Partindo do conceitode sujeito traduzido/migrante que emerge nos estudos contemporâneos, este trabalho enfoca a situação itinerária provisória de Alice, personagem central da narrativa, enquanto mulher e moradora de rua. Além disso, observa-se que a construção da identidade se dá na différance,na identidade traduzida. O sujeito que vai se desenvolvendo ao longo da narrativa, constitui um eu marcado pela alteridade. Há uma busca de identidade a partir do outro, que ressignifica pelo/com o outro. Ao percorrer o espaço urbano, as caracterizações da cidade e da personagem se entrecruzam, confundindo-se. Há um estreitamento dessa relação imposta por Alice, ressignificando sua existência nessa sociedade patriarcal: a personagem resiste no caos urbano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle da Silva Leal, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras / Literatura Brasileira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Ana Cristina dos Santos, Universidade Veiga de Almeida - UVA

Professora associada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Professora adjunta na Universidade Veiga de Almeida (UVA); Pós-doutora no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Publicado
24-06-2019
Como Citar
LEAL, D. DA S.; DOS SANTOS, A. C. Art Construção de identidade em Quarenta Diasde Maria Valéria Rezende. Aquila, n. 21, p. 141-152, 24 jun. 2019.
Seção
Artigos de Temática Livre