Art CINEMA E EDUCAÇÃO: A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA COMO ARTE NA ESCOLA
CINEMA AND EDUCATION: CINEMATOGRAPHIC LANGUAGE AS ART IN SCHOOL
Resumo
Este artigo problematiza a escola como espaço propiciador da aproximação entre a criança e
o cinema sob um viés artístico e cultural. A pesquisa teve como objetivo geral identificar e
analisar de que forma o cinema, como arte, está presente na escola pelo olhar de alunos dos
anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública do interior do Paraná. A pesquisa
assumirá abordagem qualitativa com delineamento descritivo-explicativo. Participaram da
pesquisa seis alunos do quinto ano do ensino fundamental de uma escola pública. Neste
artigo, tratamos dos dados obtidos na primeira fase do estudo, que compreende as
concepções dos alunos sobre a arte e suas relações com o cinema. Os dados coletados
apontam que as crianças participantes não tinham qualquer contato com um cinema não
comercial, reafirmando a urgência de a escola realizar uma ponte entre o cinema comercial e
o cinema de difícil acesso e promover, assim, novas experiências culturais e estéticas aos
alunos.
Palavras-chave: Cinema; Arte; Escola.
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