Art CINEMA E EDUCAÇÃO: A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA COMO ARTE NA ESCOLA

CINEMA AND EDUCATION: CINEMATOGRAPHIC LANGUAGE AS ART IN SCHOOL

  • JULYA GONÇALVES DA SILVA Universidade Estadual do Paraná
  • ANALIGIA MIRANDA DA SILVA Universidade Federal de Mato Grosso do SuL
Palavras-chave: Cinema, Arte, Escola

Resumo

Este artigo problematiza a escola como espaço propiciador da aproximação entre a criança e
o cinema sob um viés artístico e cultural. A pesquisa teve como objetivo geral identificar e
analisar de que forma o cinema, como arte, está presente na escola pelo olhar de alunos dos
anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública do interior do Paraná. A pesquisa
assumirá abordagem qualitativa com delineamento descritivo-explicativo. Participaram da
pesquisa seis alunos do quinto ano do ensino fundamental de uma escola pública. Neste
artigo, tratamos dos dados obtidos na primeira fase do estudo, que compreende as
concepções dos alunos sobre a arte e suas relações com o cinema. Os dados coletados
apontam que as crianças participantes não tinham qualquer contato com um cinema não
comercial, reafirmando a urgência de a escola realizar uma ponte entre o cinema comercial e
o cinema de difícil acesso e promover, assim, novas experiências culturais e estéticas aos
alunos.
Palavras-chave: Cinema; Arte; Escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

JULYA GONÇALVES DA SILVA, Universidade Estadual do Paraná

Mestranda em Arte na Universidade Estadual do Paraná. Professora na Escola Sesi de
Ourinhos/CE-144

ANALIGIA MIRANDA DA SILVA, Universidade Federal de Mato Grosso do SuL

Mestre e Doutora em Educação pela UNESP. Professora Adjunta na Universidade Federal de
Mato Grosso do Sul/CPAN. Membra do GEPE (Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação).

Referências

ABUD, K. M. A construção de uma Didática da história: algumas ideias sobre
a utilização de filmes no ensino. São Paulo, v. 22, n. 1, p. 183 – 193. 2003.
Disponível em: Acesso
em: 28 set. 2019.
AUMONT, J. As teorias dos cineastas. São Paulo: Papirus, 2004.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1977.
BERGALA, A. A hipótese-cinema. Pequeno tratado de transmissão do
cinema dentro e fora da escola. Tradução: Mônica Costa Netto, Silvia
Pimenta. Rio de Janeiro: Booklink, 2008.
COLI, J. O que é arte. 15. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995.
DUARTE, R. Cinema & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2ª ed. 2002.
Edição Kindle.

FANTIN, M. Crianças, Cinema e Mídia-Educação: Olhares e experiências no
Brasil e na Itália. 2006. 399 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação,
Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2006.
FRESQUET, A. O cinema como arte na escola: um diálogo com a hipótese de
Alain Bergala. In: LEONEL, J. M.; MENDONÇA, R. F. Audiovisual comunitário
e educação: histórias, processos e produtos. Belo Horizonte: Autêntica,
2010.
FRESQUET, A. Cinema e educação: reflexões e experiências com
professores e estudantes da educação básica dentro e “fora” da escola. Belo
Horizonte: Autêntica, 2013.
FRESQUET, A. Abecedário do cinema com Alain Bergala. Rio de Janeiro:
LECAV, 2012. DVD. 36’, cor.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MARCONI, M.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da Metodologia Científica.
São Paulo: Editora Atlas, 2003.
MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade.
18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
MOCELLIN, R. O cinema e o ensino da História. Coleção Revisitando a
História. Curitiba, Nova Didática, 2002.
RAMOS, A. L. A.; TEIXEIRA, I. A. de C. Os professores e o cinema na
companhia de Bergala. Revista Contemporânea de Educação, Rio de
Janeiro, v. 5, n. 10, p. 1-16, 10 jul. 2010. Disponível em:
. Acesso em: 01
out. 2020.
TRIVINÕS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa
qualitativa em educação. São Paulo, Atlas, 1987.
XAVIER, I. Sétima arte um culto moderno: o idealismo estético e o cinema.
São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2017.
Publicado
02-09-2022
Como Citar
GONÇALVES DA SILVA, J.; MIRANDA DA SILVA, A. Art CINEMA E EDUCAÇÃO: A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA COMO ARTE NA ESCOLA . Aquila, v. 1, n. 27, p. 203-218, 2 set. 2022.
Seção
Artigos de Temática Livre