ART FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EPT: A IMPORTÂNCIA DE VALORIZAR PRÁTICAS QUE CONTEMPLEM A FORMAÇÃO OMNILATERAL DOS ESTUDANTES
TEACHER TRAINING FOR EPT: THE IMPORTANCE OF VALUING PRACTICES THAT CONTEMPLATE THE OMNILATERAL TRAINING OF STUDENTS
Resumo
O presente estudo pretende analisar o percurso da formação de professores no Brasil, dando
ênfase à reflexão sobre a necessidade de estimular a criação de práticas educativas que
valorizem a formação omnilateral dos estudantes, esta que é voltada para as múltiplas
dimensões dos indivíduos e pretende formar pessoas críticas e conscientes do seu papel na
sociedade onde está inserida. Para embasar esta análise, foi realizado um estudo de caráter
qualitativo, por meio de levantamento bibliográfico e apoio das discussões em autores como
Freire, Frigotto, Saviani, Soffner, Zabala e legislações que estabelecem as diretrizes para a
formação de professores no Brasil. O presente trabalho é concluído com a ideia de que é
preciso extrapolar a fragmentação do ensino tradicional e promover as condições efetivas aos
docentes para trabalharem de forma integrada.
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