ART FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EPT: A IMPORTÂNCIA DE VALORIZAR PRÁTICAS QUE CONTEMPLEM A FORMAÇÃO OMNILATERAL DOS ESTUDANTES

TEACHER TRAINING FOR EPT: THE IMPORTANCE OF VALUING PRACTICES THAT CONTEMPLATE THE OMNILATERAL TRAINING OF STUDENTS

  • PRISCILLA RAMOS FIGUEIREDO CUNHA Prefeitura Municipal de Itaboraí
Palavras-chave: Formação de Professores, Educação Profissional e Tecnológica, Formação Integral

Resumo

O presente estudo pretende analisar o percurso da formação de professores no Brasil, dando
ênfase à reflexão sobre a necessidade de estimular a criação de práticas educativas que
valorizem a formação omnilateral dos estudantes, esta que é voltada para as múltiplas
dimensões dos indivíduos e pretende formar pessoas críticas e conscientes do seu papel na
sociedade onde está inserida. Para embasar esta análise, foi realizado um estudo de caráter
qualitativo, por meio de levantamento bibliográfico e apoio das discussões em autores como
Freire, Frigotto, Saviani, Soffner, Zabala e legislações que estabelecem as diretrizes para a
formação de professores no Brasil. O presente trabalho é concluído com a ideia de que é
preciso extrapolar a fragmentação do ensino tradicional e promover as condições efetivas aos
docentes para trabalharem de forma integrada.

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Biografia do Autor

PRISCILLA RAMOS FIGUEIREDO CUNHA, Prefeitura Municipal de Itaboraí

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro.
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro com especialização
em Psicopedagogia, Administração, Orientação e Supervisão Educacional. Professora e
Supervisora Educacional da Prefeitura Municipal de Itaboraí.

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Publicado
01-09-2022
Como Citar
FIGUEIREDO CUNHA, P. R. ART FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EPT: A IMPORTÂNCIA DE VALORIZAR PRÁTICAS QUE CONTEMPLEM A FORMAÇÃO OMNILATERAL DOS ESTUDANTES. Aquila, v. 1, n. 27, p. 195-202, 1 set. 2022.
Seção
Artigos de Temática Livre