A alfabetização cartográfica para os anos iniciais do ensino fundamental e a problemática da formação docente

Cartographic Literacy for the early years of primary education and the problem of theacher training

  • Kleiton Ramires Pires Bezerra GEIARF/UFMS
Palavras-chave: Alfabetização Cartográfica, Formação docente, Ensino-aprendizagem

Resumo

RESUMO

Há a falta de conhecimento suficiente sobre alfabetização cartográfica por parcela considerável de professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Sendo assim, surge a seguinte indagação: Como ocorre a formação inicial dos futuros docentes de pedagogia, que atuarão nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Diante disso, essa pesquisa propõe analisar mediante levantamento bibliográfico como acontece essa formação inicial de futuros professores de pedagogia referente ao posterior ensino da alfabetização cartográfica. O presente estudo pretende contribuir na divulgação das pesquisas sobre essa temática, auxiliar na produção de novas investigações sobre o assunto e na formulação de estratégias de intervenção para a modificação de problemas presentes na realidade, conforme análises fundamentadas em autores que se filiam e/ou aproximam do materialismo histórico dialético. Conclui-se que a falta de conhecimento dos professores sobre alfabetização cartográfica pode ser considerada devido à formação inicial deficitária e a sua insuficiência de ensino. Além da fragmentação dos currículos nessa formação, a falta de compreensão sistemática do todo, que trará prejuízos futuramente na aprendizagem dos alunos em sala de aula.

 

ABSTRACT

There is a lack of sufficient knowledge about cartographic literacy by a considerable proportion of teachers in the early years of primary school. Therefore, the following question arises: How does the initial training of future teachers of pedagogy take place, who will work in the initial years of primary schools? In view of this, this research proposes to analyze, by means of a bibliographical survey, how this initial formation of future teachers of pedagogy takes place with regard to the subsequent teaching of cartographic literacy. The present study intends to contribute to the dissemination of research on this subject, to help in the production of new research on the subject, and in the formulation of intervention strategies for the modification of problems present in reality. According to analyses based on authors who adhere to and/or approach dialectical historical materialism. It is concluded that the lack of knowledge of teachers about cartographic literacy can be considered due to poor initial training and insufficient teaching. In addition to the fragmentation of curricula in this training, the lack of systematic understanding of the whole, which will bring losses in the future in the learning of students in the classroom.

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Biografia do Autor

Kleiton Ramires Pires Bezerra, GEIARF/UFMS

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. Professor de Educação Física e Pedagogia da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS - REME. [email protected]

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Publicado
14-01-2021
Como Citar
BEZERRA, K. R. P. A alfabetização cartográfica para os anos iniciais do ensino fundamental e a problemática da formação docente. Aquila, v. 1, n. 24, p. 73-84, 14 jan. 2021.
Seção
Artigos de Temática Livre