Museu virtual: uma ferramenta para a formação da cidadania por meio do ensino digital e da história pública

Virtual museum: a tool for citizenship education through digital teaching and public history

  • Luciene Pereira Carris Cardoso Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Palavras-chave: museu virtual, educação, história pública

Resumo

O texto discorre sobre a relevância do museu virtual Rio Memórias para o entendimento da formação da cidadania, do patrimônio histórico-cultural, da história pública e da memória. A formação educacional é um processo que busca capacitar o indivíduo para o exercício pleno da cidadania e o desenvolvimento de habilidades profissionais. Esse processo pode ocorrer em diversos espaços de convivência humana, como na família, nas relações interpessoais, no
ambiente de trabalho, nas instituições de ensino, em movimentos sociais, organizações civis e em diferentes formas de manifestações coletivas. Nesse sentido, o museu virtual é compreendido como um espaço virtual de mediação e relação do patrimônio, que utiliza a comunicação como forma de envolver e divulgar o conhecimento existente em seu acervo digital. O museu virtual Rio Memórias, em particular, é um exemplo de como o uso das novas tecnologias de informação e comunicação pode contribuir para a formação da cidadania, valorizando a diversidade cultural e a preservação do patrimônio cultural e ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Juniele R. de; MENESES, Sônia (org.). História pública em debate: patrimônio, educação e mediações do passado. São Paulo: Letra e Voz, 2018.

AZZI, Christiane Ferreira. Museus reais e imaginários: a metamorfose da arte na obra de André Malraux. Lettres Françaises, n. 12 (2), 2011. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/lettres/article/view/5312 Acesso em: 10 jan. 2022.

CARVALHO, Bruno Leal Pastor de História Pública e redes sociais na
internet: elementos iniciais para um debate contemporâneo. Revista
Transversos. Rio de Janeiro, v. 7, n. 7, p. 35- 53, set. 2016.

CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. História pública e redes sociais na internet: elementos iniciais para um debate contemporâneo. Transversos: Revista de História. Rio de Janeiro, v. 07, n. 07, set. 2016.

CERQUEIRA, Fábio Vergara. Novas diretrizes para a proteção do patrimônio: a diversidade cultural e imaterial. MÉTIS: história & cultura, v. 12, n. 24, p. 40-63, jul./dez. 2012.

DODEBEI, Vera e ABREU, Regina (orgs). E o patrimônio? Rio de Janeiro: Editora Contracapa, 2008.

DUMBRA, Camila Nataly Pinho; ARRUDA, Eucidio Pimenta. Museus interativos: interfaces entre o virtual e o ensino de História. OPSIS, Catalão, v. 13, n. 1, p. 120-136 - jan./jun. 2013. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/Opsis/article/view/20496/15178 Acesso em: 28 de dez. 2021

GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal e cultura política. São Paulo: Cortez, 2008.

HALBWACHS, M. A Memória Coletiva. São Paulo: vértice, 1990.

HOBSBAWM, E. Introdução: a invenção das tradições. In: E. Hobsbawm & T. Ranger (Orgs.). A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.

HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991).São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

HUNT, Lynn. A invenção dos direitos humanos: uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

Lei n. 11.904, de 14 de janeiro de 2009. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l11904.htm Acesso em: 10 jan. 2022.

Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12965.htm Acesso em: 10 de jan. 2022.

Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 11 de jan. 2022.

LEFEBVRE, Henri. O Direito à Cidade. São Paulo: Ed. Centauro, 2008.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

______. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 1996.

MELLO, Janaína Cardoso de. Museus e ciberespaço: novas linguagens da comunicação na era digital. Cultura História & Patrimônio, Universidade Federal de Alfenas, Minas Gerais, v. 1, n. 2, 2013.

MONTEIRO, Miguel Côrrea. História e virtualidade: museus, jogos e novas tecnologias. In: ALVES, Lynn R. G.; TELLES, Helyom Viana; MATTA Alfredo E. R. (Orgs.) Museus virtuais e jogos digitais: novas linguagens para o estudo da história. Salvador: EDUFBA, 2019.

OLIVEIRA, José Cláudio Alves de; O Museu e a sua Arquitetura no Mundo Globalizado: Entre Informação e Virtualidade. Revista Museologia e Interdisciplinaridade do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília, v.1, n., jan/jul de 2012.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. Cidade, espaço e tempo: reflexões sobre a memória e o patrimônio urbano. RIHGRGS, Porto Alegre, n. 158 especial, p. 207-216, dezembro de 2020.

PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla B. (orgs.), História da Cidadania. São Paulo: Contexto, 2013.

POULOT, Dominique. Museus e museologia. Belo Horizonte: Autêntica Ed., 2013. (Coleção ensaio geral).

Portaria n. 137 de 28 de abril de 2016. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/21512179/do1-2016-04-29-portaria-n-137-de-28-de-abril-de-2016-21512121 Acesso em: 20 de jan. 2022.

PRESCOTT, Roberta. Pandemia faz consumo da internet dobrar no Brasil. Notícias, 12/05/2021, Associação Brasileira de Internet (ABRANET).Disponível em: https://www.abranet.org.br/Noticias/Pandemia-fazconsumo-da-internet-dobrar-noBrasil3379.html?UserActiveTemplate=site#.YfFG2f7MKUk Acesso em: 10 de jan. 2022.

RANIERI, Nina Beatriz Stocco. O direito educacional no sistema jurídico brasileiro. In: ABMP; TODOS PELA EDUCAÇÃO. Justiça pela qualidade na educação. São Paulo: Saraiva, 2013.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora da Unicamp, 2007. Rio Memórias. Disponível em: https://riomemorias.com.br/ Acesso em: 20 de jan. 2022.

SANTHIAGO, Ricardo. Duas palavras, muitos significados. Alguns comentários sobre a história pública no Brasil. In: MAUAD, Ana Maria et al. (org.). História pública no Brasil: sentidos e itinerários. Rio de Janeiro: Letra e Voz, 2016.

SCHWARCZ, Lilia M; STARLING, Heloisa M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

SOTO, Moana Campos. Dos gabinetes de curiosidade aos museus comunitários: a construção de uma conceção museal à serviço da transformação social. Cadernos de Sociomuseologia, n. 4, 2014, (vol 48), Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal.
Publicado
14-04-2025
Como Citar
PEREIRA CARRIS CARDOSO, L. Museu virtual: uma ferramenta para a formação da cidadania por meio do ensino digital e da história pública. Aquila, n. 29, p. 087-104, 14 abr. 2025.
Seção
Artigos de Temática Livre