Notas para uma filosofia pós-pandemia: pensar em luto?
Notes for a post-pandemic philosophy: thinking in grief/mourning?
Resumo
Este artigo elabora considerações que visam apresentar condições e possibilidades para um pensamento filosófico pós-pandemia da COVID-19. Trata-se de um estudo de natureza teórica feito por meio de investigação conceitual em fontes bibliográficas diversas. Na “Introdução” se apresenta o contexto de mortalidade pandêmico; depois em um primeiro momento chamado “Nem sempre é fácil sepultar nossos mortos...” busca refletir sobre a construção de memoriais de vítimas e relatos de luto de sobreviventes; em um segundo momento chamado “Há luto e melancolia no pensamento?” busca refletir sobre os conceitos de luto e melancolia e sua relação com o próprio pensamento; em um terceiro momento chamado “Pensar em (sobre/como) luto?” busca refletir sobre o pensamento filosófico pós-pandemia como um processo semelhante ao luto/melancolia e; por fim, nas “considerações finais” é afirmada a potência do pensar em luto para enfrentar os dispositivos da sociedade do desempenho e sua lógica produtivista.
Downloads
Métricas
Referências
BARROS, Manoel. Poesia completa. São Paulo: Leya, 2010.
BUTLER, Judith. Vida precária: os poderes do luto e da violência. Trad. de Andreas Lieber. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
FREIRE, Paulo. Cartas à Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.
FREUD, Sigmund. Luto e melancolia. Trad. de Marilene Carone. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
HAN, Byung-Chul. Capitalismo e impulso de morte: ensaios e entrevistas. Trad. de Gabriel Salvi Philipson. Petrópolis: Vozes, 2021a.
____. Sociedade Paliativa: a dor hoje. Trad. de Lucas Machado. Petrópolis: Vozes, 2021b.
VARELLA, Drauzio. Por um fio. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.