Ciência, Tecnologia e Educação: uma abordagem interdisciplinar
Science, Technology, and Education: an interdisciplinary approach
Resumo
Este estudo visa apresentar alguns princípios teóricos que discutem a importância da ciência e da tecnologia, não somente na área educacional, mas também para o desenvolvimento da sociedade e de cidadãos críticos capazes de modificar o meio em que vivem, através de ações significativas, que resultam da implementação das novas tecnologias no contexto escolar. Diante da complexidade dos problemas encontrados para essa implementação, este trabalho visa argumentar como a tecnologia aliada à educação pode ser um instrumento, que tem muito a colaborar e beneficiar o ensino, tornando a aprendizagem mais interessante para o aluno. Contudo, é necessário não somente usar a tecnologia, mas também usá-la de forma responsável, pois cabe ao professor exercer seu papel de orientador, estimulando a ação e a reflexão dos alunos. Este trabalho foi elaborado através de pesquisas bibliográficas, contribuindo para uma reflexão construtiva, onde verifica-se que o professor precisa incorporar em suas práticas uma análise e compreensão da realidade, refletindo e dominando criticamente as novas tecnologias, voltadas à educação. A ciência e a tecnologia são compreendidas num aspecto amplo, havendo sempre a necessidade de repensá-las, redirecioná-las, num processo dinâmico e que envolve continuamente a tomada de decisões, sendo importantes aliadas ao profissional, enquanto instrumento de dinamização da prática docente.
Downloads
Métricas
Referências
BAZZO, W. A. Ciência, Tecnologia e Sociedade: e o contexto da educação tecnológica. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1998. ______.;
__________, Walter Antonio. Ciência, Tecnologia e Sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do Ensino Médio. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru , v. 13, n. 1, p. 71-84, Apr. 2007.
BRASIL. LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educacional. Lei 9394/96. _________. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Fundamental, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaoinal_site.pdf . Acesso em:11/02/2024 às 19:37
__________. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: bases legais/ Ministério da
Educação – Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Médio e Tecnológica, 1999.
DELGADO, Omar Carrasco. Inserção e Mediações das Novas Tecnologias na Educação Básica. Vitória: Grafer, 2006.
GOOB, Carla: https://educacao.imaginie.com.br/author/carla/ /2020. Acesso em: 25/09/ 2021
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 13. ed. Campinhas: Papirus, 2007.
OLIVEIRA. Fátima Bayma. Desafios da educação. Rio de Janeiro: e-papers: Fundação Getúlio Vargas, 2009.
PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; 2009
SAMPAIO, Marisa Narcizo, LEITE, Lígia Silva. Alfabetização Tecnológica do Professor. Petropólis- RJ:Vozes. 2008.
SILVA, Mozart Linhares da (Org.). Novas tecnologias: educação e sociedade na era da informação. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; BAZZO, Walter. Ciência, tecnologia e suas relações sociais: a percepção de geradores de tecnologia e suas implicações na educação tecnológica. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 15, n. 3, p. 681-694, 2009.
WERTHEIN, Jorge. A sociedade da informação e seus desafios. Ci. Inf., Brasília, v. 29, n. 2, p. 71-77, Aug. 2000.