Marketing global de produtos: impactos dos fatores culturais nas decisões estratégicas das corporações
Global product marketing: impacts of cultural factors on corporate strategic decisions
Resumo
Desde o século XX são demarcadas as estratégias de marketing que tornam possível a existência de uma cadeia mercadológica global em meio às transformações culturais engendradas no sistema de consumo universal. Para demonstrar este fenômeno, este artigo analisa de que forma as estruturas socioculturais influenciaram as decisões das empresas em relação aos produtos em nível mundial, especialmente após a década de 1980. Inicialmente, foi necessário delinear a tendencia por uma atitude cultural universal caracterizada por motivações comuns para o consumo em todos os lugares. Esta circunstância serviu como oportunidade de padronização para os programas de marketing das corporações multinacionais, entretanto se organiza em torno das identidades que delimitam o comportamento de consumo dos grupos sociais em seus territórios de origem. Posteriormente examinamos como o sistema econômico mundial funciona de forma mais homogênea do que a estrutura cultural, pois é definido em modelos operacionais integrados. Isso implica numa contribuição direta do sistema econômico aos aspectos de homogeneização cultural, essenciais ao marketing global. Deste modo, as estratégias de marketing global de produtos podem ser definidas com base em premissas universalistas de consumo, mas também ancoradas nas diferenças culturais entre grupos sociais e os territórios. Por fim, foi possível definir os níveis de produto (local, internacional e global) nos quais as empresas operam seus programas de marketing global. Os fatores culturais explicam a maior parte das adequações de programas de marketing global, pois influenciam o conjunto dos valores sobre a marca e elaboram sua estatura.
Downloads
Métricas
Referências
CUCHE, D. A noção de cultural nas ciências sociais. 2 ed. Bauru: EDUSC, 2002.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F.; Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Volume 1. São Paulo: Editora 34, 2009.
GABRIEL. L. O que é brand equity e como utilizá-lo no Marketing Digital. 2018.Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/brand-equity/. Acesso em 27 de junho de 2024.
HAESBAERT, R.; BRUCE, G.; A desterritorialização na obra de Deleuze e Guattari. Revista Geographia, Niterói, ano IV, n.7, 2002.
HALL, E. T. How cultures colide. Psychology Today, julho 1976.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
HOFSTEDE, G. Cultures and organizations: softwares of the mind. Nova Iorque: Mc Graw-Hill, 1991.
HOFSTEDE, G. Culture`s consequences. Beverly Hills, CA. Sage, 1980.
KEEGAN, W. J; GREEN, M. C. Princípios de marketing global. São Paulo: Editora Saraiva, 2009.
KELLER, K. L.; SOOD, S. The ten commandments of global branding. Asian Journal of Marketing, v.8, n.2, 2001.
KOTLER, P. KELLER, K. L. Administração de marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson, 2011.
LEVITT, T. A Imaginação em Marketing. The New York Times Company. 2006. Disponível em: https://time.com/wpcontent/uploads/2014/12/levitt_themarketingimagination.pdf. Acesso em 17 de julho de 2024.
ORTIZ, R. Mundialização e Cultura. São Paulo: Brasiliense, 2003.
ORTIZ, R. Anotações sobre o universal e a diversidade. In: Revista Brasileira de Educação. V. 12, n. 34 jan/abr 2007.
PECCILLI, G. McDonalds do Japão: O segredo está nos lanches regionais? Disponível em: https://www.jwave.com.br/2009/09/mc-donalds-do-japao-o-segredoesta-nos/. Acesso em 15 de julho de 2024.
STRAITSTIMES.com. Singapore-based Sea, dubbed the Tencent of South-east Asia, isn't really like Tencent at all. 2017. Disponível em:
https://www.straitstimes.com/business/companies-markets/singapore-based-sea-ltddubbed-the-tencent-of-southeast-asia-isnt-really. Acesso em 3 julho de 2024.
WENTZEL, L. Upstart brands steal spotlight from perennials. Adversiting Age: 19 set. 1994, p. 1-13.
WOLFFENBUTTEL. A. Joint-venture. Revista Desafios do Desenvolvimento. IPEA – Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas. 2006. Ano 3. 25ed. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&id=2110:catid=28&Itemid=. Acesso em 25 junho de 2024.