As premissas da organização do trabalho escolar e o projeto político-pedagógico de duas instituições privadas de educação básica: aproximações, distanciamentos e problematizações
The Premises of the organization of school work and the political pedagogical project of two private institutions of basic education: approaches, distancing and problematizations
Resumo
Neste artigo, o objetivo é, a partir da leitura do texto de Thurler e Maulini (2012), traçar um paralelo entre as ideias estruturantes dos autores e os projetos político-pedagógicos de duas escolas privadas de educação básica, buscando aproximações, distanciamentos e problematizando os conceitos seleciona-dos. Foram selecionados os seguintes conceitos para esta análise: organização escolar, missão e metas; os princípios e as diretrizes pedagógicas; função do professor e a gestão de classe; o papel do educando; tradição e inovação. A partir das aproximações conceituais aos elementos extraídos pelos projetos político-pedagógicos das instituições analisadas, percebe-se fortalezas e fragilidades nos preceitos existentes nos documentos, o que permite uma leitura documental diferenciada, que aproxi-ma as diretrizes institucionais do trabalho escolar desenvolvido.
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Referências
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