As narrativas e as pesquisas sobre formação de professores: apontamentos teórico-metodológicos sobre a produção das pesquisas
Narratives and research on teacher education: theoretical and methodological notes on research production
Abstract
O presente texto apresenta um balanço teórico-metodológico das pesquisas narrativas, com enfoque na temática de formação de professores. Assim, discutir-se-á as bases histórico-epistemológicas da cons-trução do conhecimento nas ciências humanas, com a finalidade de localizar e de refletir sobre a me-todologia das narrativas, inseridas no escopo das pesquisas (auto)biográficas em educação. Após a apresentação dos pressupostos teóricos deste tipo de pesquisa, seus principais autores e as obras com maior destaque, o texto reflete sobre categorias metodológicas que são constituintes da pesquisa, no que se refere aos elementos preconizados nas investigações, a postura do pesquisador e a forma a qual se concebe e se realiza a produção dos dados e dos resultados. Neste sentido, o sujeito tem protago-nismo no cenário de construção das pesquisas, entendendo que os elementos de lembrança, de esque-cimento, de seleção das memórias são partes das narrativas, que revelam não apenas singularidades, mas os momentos históricos, contextos político, social e econômico que compõem as distintas repre-sentações e imaginários sociais dos sujeitos.
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