Psicologia Social e a Ciência: um breve recorte histórico acerca do surgimento e a consolidação como área do saber científico

Social Psychology and Science: a brief historical overview of the emergence and consolidation as na área of scientific knowledge

  • Marcelo Roberto Monteiro Universidade Estadual Paulista
Palavras-chave: Sociologia, Sociedade, Cultura, Psicologia das Massas, Psicologia Comunitária

Resumo

O século XIX foi a grande era do florescimento das Ciências Acadêmicas, onde disciplinas variadas se formaram no âmago acadêmico. A própria Psicologia, pelas mãos de Wilhelm Wundt, foi inaugurada na segunda metade ao referido século, assim como a Sociologia, com o Positivismo e também de pensadores como Émile Durkheim e Max Weber. Desde então, as disciplinas passaram a mesclarem – se e novas áreas surgiram nas décadas seguintes, sendo a Psicologia Social uma intersecção entre as duas disciplinas supracitadas, campo do saber e da profissão múltiplo, com vertentes variadas. Desde vertentes metafísicas até racionalistas e comportamentalista, a Psicologia Social já consagrou – se no campo científico e, até a contemporaneidade, segue se construindo. O presente estudo teórico objetiva fazer um recorte histórico breve, sobre alguns dos principais pensadores da Psicologia e da Sociologia na construção desta ciência, assim como – brevemente – elencar suas principais colaborações e ressaltar alguns pontos de interconexão entre estes diferentes teóricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Roberto Monteiro, Universidade Estadual Paulista

Psychologist, graduate at Universidade Federal do Triângulo Mineiro (Brazil), specialist of Sociology (at Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Brazil) and specialist of Universit´s Education (Faculdade de Educação São Luís, Brazil).

Currently , is student of Social Psychology at Universidade de Araraquara and Master´s student of Social Sciences (at São Paulo State University - UNESP) . Researcher of Culture, Mental Health and Social Psychology.

Referências

ALMEIDA, A.P.; LIMA, F.M.V.; LISBOA, S.M.; LOPES, A.P.; JÚNIOR, A.J.A.F. Comparação entre as teorias da aprendizagem de Skinner e Bandura. Cadernos de graduação: ciências biológicas e da saúde, v.1, n.3, p. 81 – 90, 2013.

BAPTISTA, N.J.M. Teorias da personalidade. Psicologia: o portal dos psicólogos, 2008. Recuperado de < https://www.psicologia.pt/artigos/textos/TL0197.pdf>. Acesso em 21 de setembro de 2022.

BERTONE, L.M.; GALINKIN, A.L. Teoria e métodos em representações sociais. In: MORORÓ, L.P.; COUTO, M.E.S.; ASSIS, R.A.M.; orgs. Notas teórico metodológicas de pesquisa em educação: concepções e trajetórias [online]. ILHEUS, BA: Editus, 2017.

BOCK, A.M.B.; FERREIRA, M.R.; GONÇALVES, M.G.M.; FURTADO, O. Silvia Lane e o projeto do “Compromisso social da Psicologia”. Psicologia & Sociedade, v. 2, p. 46 – 56, 2007.

CONSOLIM, M.C. Gabriel Tarde e as Ciências Sociais francesas: afinidades eletivas. MANA, v. 14, n.2, p. 269 – 298, 2008.

CORDEIRO, M.P. Psicologias sociais, cientificista e crítica: um debate que continua. Psicologia: Ciência e profissão, v. 33, n.3, p. 716 – 729, 2013.

DURKHEIM, E. O suicídio. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

DURKHEIM, E. As regras do método sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

FERREIRA, M.C. A Psicologia Social contemporânea: principais tendências e perspectivas nacionais e internacionais. Psicologia: teoria & pesquisa, v. 26, p. 51 – 64, 2010.

GEORGE HERBERT MEAD. Stanford Encyclopedia of Philosophy, Stanford, 2016. Disponível em: < https://plato.stanford.edu/entries/mead/ >. Acesso em 20 de setembro de 2022.

LE – BON, G. Psicologia das multidões. Paris: Presses universitaires de France, 1985. Disponível em: < https://filosoficabiblioteca.files.wordpress.com/2016/03/le-bon-gustave-psicologia-das-multidc3b5es.pdf >. Acesso em 20 de setembro de 2022.

MARÇAL, J.V.S. O autoconhecimento no behaviorismo radical de Skinner, na filosofia de Gilbert Ryle e suas diferenças com a filosofia tradicional apoiada no senso comum. Universitas: Ciências da saúde, v.2, n.1, p. 101 – 110, 2004.

MARTINS, E.; SZYMANSKI, H. A abordagem ecológica de Urie Bronfenbrenner em estudos com famílias. Estudos e pesquisas em Psicologia, v. 4, n.1, p. 63 – 77, 2004.

MONZELLI, A.G. Imitação e diferença em Gabriel Tarde. Revista sem aspas, v. 5, n.1, p. 58 – 66, 2016.

MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em Psicologia Social. Petrópolis: Vozes, 2005.

MORAES, L.F.R.; FILHO, A.D.M.; DIAS, D.V. O paradigma weberiano da ação social: um ensaio sobre a compreensão do sentido, a criação de tipos ideais e suas aplicações na teoria organizacional. Revista de administração contemporânea, v. 7, n.2, p. 57 – 71, 2003.

PASQUALINI, J.C.; MARTINS, F.R.; FILHO, A.E. A “Dinâmica de Grupo” de Kurt Lewin: proposições, contexto e crítica. Estudos de Psicologia, v. 26, n.2, p. 161 – 173, 2021.

RAMOS, C. A indignação dialética: paixão e resistência em Maria Helena Souza Patto. Psicologia USP, v. 22, n.3, p. 499 – 528, 2011.

VARGAS, E.V. Antes Tarde do que nunca. Gabriel Trade e a emergência das Ciências Sociais. Revista de Antropologia USP, v.44, n.1, p. 325 – 330, 2001.

WILHELM WUNDT: contribuições para a Psicologia. Mackenzie, São Paulo, 2020. Disponível em: < https://blog.mackenzie.br/vestibular/guia-de-profissoes/conheca-wilhelm-wundt-o-pioneiro-alemao-da-psicologia/>. Acesso em 21 de setembro de 2022.

WEBER. M. A ética protestante e o espírito do Capitalismo. São Paulo: Martin Claret, 2013.
Publicado
11-04-2023
Como Citar
ROBERTO MONTEIRO, M. Psicologia Social e a Ciência: um breve recorte histórico acerca do surgimento e a consolidação como área do saber científico. Aquila, v. 1, n. 28, p. 253-270, 11 abr. 2023.
Seção
Artigos de Temática Livre