Nietzsche e a educação: por um saber holístico
Nietzsche and education: for a holistic knowledge
Resumo
O artigo que se apresenta tem por objetivo pensar com Nietzsche a questão da educação em seu tempo, que se estende à atualidade. Para que a discussão se
aprimore, usaremos como aporte teórico as Considerações Extemporâneas e as Conferências (1872) proferidas na Universidade de Basileia intituladas Sobre o futuro
dos estabelecimentos de ensino, na qual o jovem professor elabora um diagnóstico da formação (bildung) de sua época, sobretudo, alemã, e percebe que o modelo é
tecnicista, historicista, cientificista e visa um saber reducionista. Como forma de resolução, buscaremos enfatizar um saber holístico, que tem como intuito o ser humano
como um todo, extraindo suas potencialidades. Uma educação que se movimenta e não caminha só, indo de encontro com a via da alteridade. Para além das críticas,
Nietzsche elabora um prognóstico, isto é, alternativas para a situação educacional de sua era, tendo em vista sua extemporaneidade, e são nelas que este trabalho deseja
se ocupar.
Downloads
Referências
DIAS, Rosa. Nietzsche educador. São Paulo: Editora Scipione, 1993.
DELEUZE. Gilles. O Abecedário de Gilles Deleuze. Entrevista concedida a Claire Parnet em 1988. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B347KgD3KhNcGdBemhqS3N0b1U/view?resourcekey=0-MgJ6Y1BbtQuU88mqJyQ30A
_____. Nietzsche, vida como obra de arte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
HAN, Byung-Han. Sociedade do cansaço. Rio de Janeiro: Vozes, 2017.
MEIRELES, Cecília. Crônicas de educação. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2001.
NIETZSCHE, Friedrich. Werke. Organizado por Karl Schlechta, Carl Hansen Verlag, Munich. v. 3, p. 132, 1954.
_____. Humano, demasiado humano. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
_____. A filosofia na era trágica dos gregos. São Paulo: Hedra, 2008.
_____. Ecce Homo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
_____. Genealogia da Moral. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
_____. A Gaia Ciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
_____. Sobre a utilidade e desvantagem da história para a vida. São Paulo: Hedra, 2017.
_____. David Strauss, o confessar e o escritor. São Paulo: Martins Fontes, 2020.
_____. Schopenhauer como educador. São Paulo: Martins Fontes, 2020.