Nietzsche e a educação: por um saber holístico

Nietzsche and education: for a holistic knowledge

  • Quésia Oliveira Olanda Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Alteridade, Bildung, Educação, Cultura, Saber Holístico

Resumo

O artigo que se apresenta tem por objetivo pensar com Nietzsche a questão da educação em seu tempo, que se estende à atualidade. Para que a discussão se
aprimore, usaremos como aporte teórico as Considerações Extemporâneas e as Conferências (1872) proferidas na Universidade de Basileia intituladas Sobre o futuro
dos estabelecimentos de ensino, na qual o jovem professor elabora um diagnóstico da formação (bildung) de sua época, sobretudo, alemã, e percebe que o modelo é
tecnicista, historicista, cientificista e visa um saber reducionista. Como forma de resolução, buscaremos enfatizar um saber holístico, que tem como intuito o ser humano
como um todo, extraindo suas potencialidades. Uma educação que se movimenta e não caminha só, indo de encontro com a via da alteridade. Para além das críticas,
Nietzsche elabora um prognóstico, isto é, alternativas para a situação educacional de sua era, tendo em vista sua extemporaneidade, e são nelas que este trabalho deseja
se ocupar.

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Referências

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Publicado
16-04-2025
Como Citar
OLIVEIRA OLANDA, Q. Nietzsche e a educação: por um saber holístico. Aquila, n. 29, p. 255-268, 16 abr. 2025.
Seção
Artigos de Temática Livre