Art LETRAMENTO MATEMÁTICO: DIMENSÕES PEDAGÓGICAS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA BNCC
ELEMENTARY SCHOOL TO UNDERSTAND MATHEMATICAL LITERACY AS PRESENTED IN THE NORMATIVE DOCUMENT OF THE BNCC, AND HOW TO LITERATE THE STUDENT MATHEMATICALLY
Resumo
O ensino de matemática representa um processo de inserção e de participação na cultura da
matemática escrita, com o domínio e com as diversas práticas sociais. Nos anos iniciais do ensino
fundamental, o ensino de matemática, os conceitos matemáticos são descritos na forma textual,
envolvendo relações matemáticas e linguísticas. A interpretação de conceitos matemáticos requer
fundamentos de alfabetização na língua materna e na linguagem matemática. Nesse contexto de
ensino de matemática, a leitura e a escrita matemática abrangem processos formativos de
alfabetização e de letramento na língua materna. A pesquisa de abordagem qualitativa, bibliográficadocumental, apoiada por teóricos que debatem o tema é abarcada pelos documentos oficiais
(BNCC, PCN, OCDE/PISA). Os resultados convergem para aprofundamentos estudos para os
professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental de forma que
compreendam o letramento matemático como está apresentado no documento normativo da BNCC,
e como letrar o estudante matematicamente.
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