Ensino de língua portuguesa: abordando letramentos e multiletramentos de maneira crítica

Teaching portuguese: approaching literacy and multiliteracy critically

  • Risonete Gomes Amorim Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Acre
Palavras-chave: Ensino, Letramentos, Multiletramentos

Resumo

O presente artigo explora a importância de adotar abordagens críticas e abrangentes no ensino da língua portuguesa. A abordagem crítica no ensino de português visa empoderar os estudantes, tornando-os capazes de questionar e transformar a realidade ao seu redor. A ideia central é que os letramentos não se restringem apenas à habilidade de ler e escrever, mas envolve compreender e interpretar diferentes tipos de textos e mídias em um mundo cada vez mais digital e multimodal. Isso inclui a habilidade de analisar criticamente informações de diferentes fontes e formatos, como textos digitais, vídeos, imagens e outras formas de comunicação contemporânea. A integração de letramentos e multiletramentos no currículo escolar é apresentada como uma estratégia fundamental para atender às demandas da sociedade atual e promover uma educação mais inclusiva e significativa. Nesse contexto, autores como Kleiman (2007), Rojo (2012), Street (1984), Soares (1999), e Freire (2001), entre outros contribuem significativamente para esse estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BACICH, Lilian. MORAN, José (orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 71.ed Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.

KLEIMAN, Angela B. (1995). Introdução: Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, Angela B. (org.) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, pp. 15-61.

KLEIMAN, Angela. B. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. São Paulo, Contexto, 2008.

MORÁN, José. Mudando a Educação com metodologias ativas. Brasil, 2015. ROJO, Roxane.; MOURA, Eduardo. (orgs). Multiletramentos na Escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. - Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

VALENTE, José Armando. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência com a graduação em midialogia. In: BACICH,

Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias ativas para a educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
Publicado
29-03-2025
Como Citar
GOMES AMORIM, R. Ensino de língua portuguesa: abordando letramentos e multiletramentos de maneira crítica . Aquila, n. 31, p. 137-148, 29 mar. 2025.
Seção
Artigos de Temática Livre