Um olhar social sobre desdobramentos do uso de aparelhos celulares e seus gadgets
A social look at the consequences of the use of cell phones and their gadgets
Resumo
O artigo pretende identificar o papel, as significações e as utilizações que os aparelhos celulares, smartphones, tablets, bem como os desdobramentos de seu uso na vida e na rotina de seus usuários. A partir de pesquisa empírica junto a duas Instituições de Ensino Superior (IES’s) na região metropolitana de Porto Alegre do Estado do Rio Grande do Sul utilizando-se da técnica da análise de conteúdo. Este estudo é produto de um exercício realizado na disciplina de Análise de Dados, desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Ciências Soiais da Universidade do Vale dos Sinos, em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Trata-se de um exercício que tem como inspiração o estudo de Laurence Bardin sobre a Análise de Conteúdo. O estudo tem como objetivo praticar a análise de conteúdo, a partir da aplicação de uma pesquisa empirica que tem como tema central os artefatos celulares. Assim, buscamos traçar algumas linhas que problematizem os efeitos que o uso deste artefato cultural tem tido sobre a regulação da vida cultural de discentes e docentes universitários
Downloads
Métricas
Referências
CAETANO, Marina. Famílias coletoras de materiais: uma nova perspectiva de renda a partir da resignificação do material. Projeto de qualificação de dissertação de mestrado em Ciências Sociais na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em 28/05/2014.
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. (A era da informação: economia, sociedade e cultura; v.1). São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: do conhecimento a ação política. Conferência promovida pelo Presidente da República 4 e 5 de Março de 2005 | Centro Cultural de Belém. Disponível em: http://www.cies.iscte.pt/destaques/documents/Sociedade_em_Rede_CC.pdf, acesso em 29 de Novembro de 2014.
CASTELLS, Manuel. Afterword. In: KATZ, James E. Handbook of Mobile Communication Studies. Cambridge: MIT Press, 2008.
DU GAY, Paul; HALL, Stuart; JANES, Linda; MACKAY, Hugh; NEGUS, Keith. Doing Cultural Studies: The Story of the Sony walkman. London: Sage/ The open University, 1997. Tradução Leandro Belinaso Guimaraes; Maria Cecília Braun; Maria Isabel E. Bujes.
DOUGLAS, Mary. ISHERWOOD, Baron. O mundo dos bens. Para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006.
HALL, Stuart. A Centralidade da Cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo.Educação &Realidade, Porto Algre v22, n2, p.15-46, JUL/DEZ, 1997.
LACAN, Jacques. O Seminário XVII: O avesso da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992. 172 p.
LACAN, Jacques. O Seminário XIX: O saber do Psicanalista. Recife: Centro de Estudos Freudianos do Recife, 1992. 132 p.
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhias das Letras, 2009. 347 p.
MATTELART, Armand. A globalização da comunicação. Trad. Laureano Pelegrin. São Paulo/Bauru: EDUSC, 2000.
MCLUHAN, Marshall. Os meios de Comunicação como Extensões do Homem. 5 ed. Editora Cultrix São Paulo, 1979
TEIXEIRA JR., Sérgio. Ele mudou até a vida. Exame, São Paulo, ano 39, Ed. 844, n. 11, p. 24-30, 2005.