Geopolítica do conhecimento, identidade e agência político-cultural: sobre as forças simbólicas dos Sacudimentos de Ayrson Heráclito

Geopolitics of knowledge, identity and political-cultural agency: on the symbolic forces of Sacudimentos by Ayrson Heráclito

  • Luciano Chinda Doarte Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Curitiba
Palavras-chave: História da arte brasileira, Raça e racismo, Colonialidade, Arte negra, Ayrson Heráclito

Resumo

RESUMO

O presente texto se ocupa da ação político-cultural do artista baiano Ayrson Heráclito e, em especial, da sua obra Sacudimentos (2015). À luz da teoria decolonial acerca da modernidade, propõe-se uma leitura sobre os museus, as artes e os indivíduos como produto ideal da modernidade eurocêntrica e eurocentrada, passando por uma leitura acerca da proposta individual de Heráclito enquanto agente político atuante no campo estético, culminando em uma análise acerca das forças simbólicas política, epistêmica e espiritual da obra Sacudimentos, díptico de rituais-performances realizado no Brasil e no Senegal. A obra denuncia a segregação violenta do colonialismo rearticulada como a manutenção do racismo no tempo presente, afetado pela colonialidade, por um horizonte de expectativas eurocentrado. Para realizar a proposta de pesquisa, usa-se dos pressupostos da História do Tempo Presente e de propostas teóricas como raça em Achille Mbembe, Silvio Almeida e Aníbal Quijano, coerção em Pierre Clastres, cidadania em Antonio Guimarães e Lilia Schwarcz, patrimônio afro-brasileiro em Martha Abreu e Lívia Monteiro, sistema-mundo moderno colonial em Ramón Grosfoguel e comportamento desviante em Gilberto Velho.

 

ABSTRACT

This text deals with the political-cultural action of the Bahian artist Ayrson Heráclito and, in particular, with his work Sacudimentos (2015). In the light of the decolonial theory about modernity, a reading about museums, the arts, and individuals is proposed as an ideal product of Eurocentric and eurocentered modernity, passing through a reading about Heráclito's proposal as a political agent active in the aesthetic field, culminating in an analysis of the symbolic political, epistemic, and spiritual forces of the work Sacudimentos, a diptych of ritual-performances performed in Brazil and Senegal. The work denounces the violent segregation of rearticulated colonialism as the maintenance of racism today, which is affected by coloniality, by a horizon of eurocentered expectations. To carry out the research proposal, we used the assumptions of the History of the Present Time and theoretical proposals such as race in Achille Mbembe, Silvio Almeida and Aníbal Quijano, coercion in Pierre Clastres, citizenship in Antonio Guimarães and Lilia Schwarcz, Afro-Brazilian heritage in Martha Abreu and Lívia Monteiro, modern colonial world-system in Ramón Grosfoguel and deviant behavior in Gilberto Velho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciano Chinda Doarte, Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Curitiba

Professor e historiador. Atualmente é professor-coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Patrimônio Cultural (GEPPC); e professor do Curso de Especialização em Museus, Galerias e Arquivos da Universidade Positivo, em Curitiba; e Presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (COMPAC) de São José dos Pinhais/PR. Contato: [email protected]  

Referências

ABREU, Martha Campos; MONTEIRO, Lívia Nascimento. Patrimônios Afro-brasileiros. In: CARVALHO, Aline; MENEGUELLO, Cristina (Orgs.). Dicionário Temático de Patrimônio: debates contemporâneos. Campinas: Editora da Unicamp, 2020. P. 241-243.

ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo Estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Editora Jandaíra, 2020.

BAÇAN, L. P. Dicionário dos Rituais Afro-Brasileiros. Londrina: Edição do Autor, 2012.

BERNARDINO-COSTA, Joaze; GROSFOGUEL, Ramón. Decolonialidade e Perspectiva Negra. Revista Sociedade e Estado. V. 31. N. 1. jan.-abr., 2016. P. 15-24.

CLASTRES, Pierre. A Sociedade Contra o Estado: investigações de antropologia política. Afrontamento: Porto, 1979.

CUNHA, Clovis Marcio. Introdução a Arte da Performance. Paraná: Gráfica da UNICENTRO, s.d.

GROSFOGUEL, Ramón. Para Descolonizar os Estudos de Economia Política e os Estudos Pós-coloniais: Transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. Revista Crítica de Ciências Sociais. 80. Mar., 2008, p. 115-147.

GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. Identidades Negras no Brasil: ideologias e retóricas. In: SALLUM JR., Brasilio; SCHWARCZ, Lilia Moritz; VIDAL, Diana; CATANI, Afrânio (Orgs.). Identidades. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2018. P. 49-64.

HERÁCLITO, Ayrson. Ayrson Heráclito, um artista exorcista. Entrevista concedida a Mariana Tessitore. ARTE!Brasileiros, São Paulo/SP, 27 jun. 2018. Disponível em . Acesso em 05 set. 2020.

FRANQUETO, Vinícius José. Os Estabelecidos e os Outsiders no Patrimônio Cultural de Curitiba: uma análise sociológica sobre a ausência da cultura afro no patrimônio simbólico regional. In: DOARTE, Luciano Chinda. Nem Tudo Para Todos: estudos sobre patrimônio cultural e violências no mundo contemporâneo. Curitiba: Instituto Memória, 2019. P. 172-186.

KROTZ, Esteban. La Producción de la Antropología en el Sur: características, perspectivas, interrogantes. Alteridades, vol. 3, n. 6, 1993, p.5-11.

MACHADO, Clara. 57ª Bienal de Arte de Veneza: otimismo como instrumento de silenciamento. Revista Concinnitas. Ano 17, v. 2, n. 30, dez. 2017, p.175-187.

MBEMBE, Achille. Crítica da Razão Negra. São Paulo: n-1 edições, 2018a.

________________. Necropolítica. São Paulo: n-1 edições, 2018b.

MENDONÇA, Joseli Maria Nunes; RAMOS, Renê Wagner. Afro-brasileiros no Museu Paranaense: silêncios, demandas públicas e ressignificações. Revista Observatório. v. 3, n. 2, abr. 2017, p.113-135. In: MOTT, Luiz R. B. Terror na Casa da Torre: tortura de escravos na Bahia colonial. In: REIS, João José (org.). Escravidão e Invenção da Liberdade. São Paulo: Brasiliense, 1988. P. 17-32.

MOTT, Luiz R. B. Tortura de Escravos e Heresias na Casa da Torre. In: MOTT, Luiz R. B. Bahia: inquisição e sociedade. Salvador: EDUFBA, 2010, p.63-97.

OLIVEIRA, Océlio Lima de. O Léxico da Língua de Santo: a língua do povo de santo em terreiros de candomblé de Rio Branco, Acre. Rio Branco: Edufac, 2019.

PESSOA, Ângelo Emílio da Silva. As Ruínas da Tradição: a Casa da Torre de Garcia D’Ávila – família e propriedade no Nordeste colonial. Tese (Doutorado em História Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2003.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (org.). A Colonialidade do Saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005, p.117-142.

SANTOS, Alessandro de Oliveira dos. Saúde e Sagrado: representações da doença e práticas de atendimento dos sacerdotes supremos do candomblé Jêje-Nagô do Brasil. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano. São Paulo, 9(2), 1999, p.58-63.

SAVOIA, Sandro Cavalieri. Patrimônio, Violência e Invisibilidade Negra em Curitiba. In: DOARTE, Luciano Chinda. Nem Tudo Para Todos: estudos sobre patrimônio cultural e violências no mundo contemporâneo. Curitiba: Instituto Memória, 2020, p. 436-451.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Sobre o Autoritarismo Brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

VELHO, Gilberto. Um Antropólogo na Cidade: ensaios de antropologia urbana. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

Audiovisual

HERÁCLITO, Ayrson. Perfil – Ayrson Heráclito – Parte 2. Entrevista concedida ao Impressão Digital 126. Impressaodigital126, Salvador/BA, 2014a. Disponível em . Acesso em 05 set. 2020.

___________________. Perfil – Ayrson Heráclito – Parte 1. Entrevista concedida ao Impressão Digital 126. Impressaodigital126, Salvador/BA, 2014b. Disponível em . Acesso em 05 set. 2020.

____________________. MASP SEMINÁRIOS | Histórias Afro-Atlânticas, 20.11.2017 – MESA 02. MASP Museu de Arte de São Paulo, São Paulo/SP, 2017a. Disponível em . Acesso em 05 set. 2020.

____________________. Professor Ayrson Heráclito selecionado para a Bienal de Veneza. Entrevista concedida para o Curso de Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. UFRB, Cachoeira/BA, 2017b.

____________________. O Sacudimento from the Maison des Esclaves em Gorée by Ayrson Heráclito. A Menadèo – aRTs –, Bahia/BR/Gorée/SN, 2018. Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=lGYBv8QrJIA>. Acesso em 05 set. 2020.
Publicado
14-01-2021
Como Citar
DOARTE, L. C. Geopolítica do conhecimento, identidade e agência político-cultural: sobre as forças simbólicas dos Sacudimentos de Ayrson Heráclito. Aquila, v. 1, n. 24, p. 217-232, 14 jan. 2021.
Seção
Artigos de Temática Livre