As narrativas e as pesquisas sobre formação de professores: apontamentos teórico-metodológicos sobre a produção das pesquisas

Narratives and research on teacher education: theoretical and methodological notes on research production

  • Caio Derossi Universidade Federal de Viçosa
  • Karen Laíssa Marcílio Ferreira Universidade Federal de Viçosa
Palavras-chave: metodologia das narrativas, formação de professores, pesquisa em educação

Resumo

O presente texto apresenta um balanço teórico-metodológico das pesquisas narrativas, com enfoque na temática de formação de professores. Assim, discutir-se-á as bases histórico-epistemológicas da cons-trução do conhecimento nas ciências humanas, com a finalidade de localizar e de refletir sobre a me-todologia das narrativas, inseridas no escopo das pesquisas (auto)biográficas em educação. Após a apresentação dos pressupostos teóricos deste tipo de pesquisa, seus principais autores e as obras com maior destaque, o texto reflete sobre categorias metodológicas que são constituintes da pesquisa, no que se refere aos elementos preconizados nas investigações, a postura do pesquisador e a forma a qual se concebe e se realiza a produção dos dados e dos resultados. Neste sentido, o sujeito tem protago-nismo no cenário de construção das pesquisas, entendendo que os elementos de lembrança, de esque-cimento, de seleção das memórias são partes das narrativas, que revelam não apenas singularidades, mas os momentos históricos, contextos político, social e econômico que compõem as distintas repre-sentações e imaginários sociais dos sujeitos.

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Biografia do Autor

Karen Laíssa Marcílio Ferreira, Universidade Federal de Viçosa

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Capixaba da Serra. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Viçosa.

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Publicado
15-08-2020
Como Citar
DEROSSI, C.; MARCÍLIO FERREIRA, K. L. As narrativas e as pesquisas sobre formação de professores: apontamentos teórico-metodológicos sobre a produção das pesquisas. Aquila, v. 1, n. 23, p. 185-200, 15 ago. 2020.
Seção
Artigos de Temática Livre