Teatro e sala de aula: diálogos possíveis. Um relato de experiência

Theater and classroom: possible dialogues - An experience report

  • Selmo Alves
Palavras-chave: Arte dramática, Escola, Ensino, Aprendizagem, Experiência

Resumo

O surgimento da arte de representar confunde se com a própria história humana, já que o homem primitivo usava os rituais para agradecer ou celebrar os acontecimentos do cotidiano ou até mesmo promovia encenações sagradas para controlar fenômenos da natureza. Os egípcios transformavam os pequenos rituais em grandes rituais baseados em mitos. Mais tarde, na Grécia, surge o “ditirambo”, uma espécie de procissão informal que servia para homenagear o deus Dioniso. Na escola, o teatro começa já na infância através do “faz de conta” e da imitação da realidade, ajudando a desenvolver a criatividade e a comunicação, favorecendo a aprendizagem. Trata esse artigo de um relato de experiência pedagógica que buscou na dramatização inspiração e elementos que pudessem subsidiar a ação educativa na promoção de aprendizagens significativas. Para tanto, lança como foco central o uso de estratégias que valorizem o entretenimento enquanto pretexto, por meio do qual possam ser trazidas para o processo formativo em si dimensões pedagógicas alicerçadas no socioafetivo, permitindo aos sujeitos da aprendizagem a imer são num mundo recriado a partir das percepções e vivências pessoais,  cujo pano de fundo é exatamente a realidade concreta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALMEIDA, José Luiz Vieira de. A mediação como fundamento da didática. In: Tó-picos de educação. São José do Rio Preto, SP: Rio-pretense, 2003, p.61-76.
BO
A L, A. Jogos para Atore s e não Atores Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,
2000.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental.
Parâmetros Curriculares Nacio-
nais Arte. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CARTAXO, C. O ensino das artes cênicas na escola fundamental e média. João Pessoa: Editora da UFPB, 2001.
CHARTIER, R. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa/Rio de Janeiro: DIFEL/B. Brasil S/A, 1990, p.16-17. CHAUI, M arilena . Filosofia . São Paulo: Ática,
COURTNEY, R. Jogo, Teatro & Pensamento: As Bases Intelectuais do Teatro na Educação. 2. ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 2001.
HAUER, Rafael Mauricio. Linguagem teatral e aquisição de conteúdos escolares: uma perspectiva cultural e histórica. Curitiba: Martins Fontes, 2005. JAPIASSU, R. O. V. Metodologia do ensino de teatro. Campinas: Papirus, 2001. LEHMANN, Hans-Thies.Teatro Pós-Dramático. São Paulo: Cosac Nayf, 2007. MIRANDA, Juliana Lourenço et al. Teatro e a Escola : funções, importâncias e
ticas. Revista C EPPG , n 20 1 /2009 ISSN 1517 8 471 p 172 181.
SHAKESPEARE, W. Hamlet. Tradução de Millôr Fernandes. São Paulo: Editora Peixoto Neto, 2004.
Publicado
15-08-2020
Como Citar
ALVES, S. Teatro e sala de aula: diálogos possíveis. Um relato de experiência. Aquila, v. 1, n. 23, p. 161-170, 15 ago. 2020.
Seção
Artigos de Temática Livre