A educação no campo na perspectiva dos alunos que buscam superar os limites educacionais do contexto rural
Education in rural areas from the perspective of students seeking to overcome the educational limits of the rural context
Resumo
O presente trabalho discute a respeito da historização da educação para o contexto rural, fazendo uma ressalva acerca da marginalização que a população rural sofre no âmbito das políticas educacionais. Nesse contexto, é pontuado a importância dos movimentos sociais do campo na conquista de alguns avanços. Partindo desse pressuposto, busca-se, a partir desse trabalho, analisar a realidade educacional a partir das leis e abordagens teóricas; investigar o que as leis asseguram em relação à educação para o contexto rural, para que seja possível refletir sobre por que há tantos jovens excluídos da escola por falta de oportunidade; compreender quais são os principais bloqueios que comprometem o avanço da educação para a população rural. Entretanto, no que cerne a metodologia, utilizamos como instrumen-to de investigação, a pesquisa bibliográfica com intuito de elencar a historização da educação rural e as políticas públicas que asseguram essa perspectiva educacional.
Downloads
Métricas
Referências
_______________. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96. Dis-ponível em:
CALDART, Roseli Salete; ARROYO, Miguel Gonzáles; MOLINA, Mônica Castag-na. (Orgs.). Por uma Educação do Campo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
_______________. Roseli Salete (orgs.). Educação do Campo: Identidade e Políti-cas Públicas. – Brasília, DF: Articulação Nacional por uma Educação do Campo, 2002. Coleção Por uma Educação do Campo, nº 4.
FERNANDES, Bernardo Mançano; MOLINA, Mônica Castagna. O campo da edu-cação do campo. Por uma educação do campo: contribuições para a construção de um projeto de educação do campo. Brasília: Articulação Nacional “Por Uma Educa-ção do Campo, 2004, 53-91.
GONH, Maria da Glória. Conselhos municipais de acompanhamento e controle social em Educação: participação, cidadania e descentralização. In. SOUZA, Donal-do Bello de (org.). Conselhos municipais e controle social da educação: descentrali-zação, participação e cidadania. São Paulo: Xamã, 2008.
LEITE, Sergio Celani. Escola Rural: urbanização e políticas educacionais. São Pau-lo: Cortez, 1999.
MARINHO, R. E. Um olhar sobre a educação rural brasileira. Brasília: Univer-sia, 2008.
MOLINA, M. C. Educação do campo e o enfrentamento das tendências das atuais políticas públicas. Viçosa: Educação e perspectiva, v.6, n.2, p. 378-400, jul/dez, 2015.
PARANÁ. Diretrizes Curriculares da Rede Pública de Educação Básica do Es-tado do Paraná – Educação do Campo. Curitiba/PR, 2006.
SANTOS, Ramofly Bicalho. História da educação do campo no Brasil: o protago-nismo dos movimentos sociais. Revista Teias, 2017, 18.51: 210-224.
SILVA, Iara Souza. Ensino de história na educação do campo: novos olhares e outras propostas pedagógicas. 2018. 118 F. Dissertação (mestrado) – História, ensino e narrativas, Universidade estadual do Maranhão, São Luís, 2018.