A educação no campo na perspectiva dos alunos que buscam superar os limites educacionais do contexto rural

Education in rural areas from the perspective of students seeking to overcome the educational limits of the rural context

  • Aziel Alves de Arruda Universidade Federal do Maranhão
  • Noelia Mesquita Conceição Universidade Federal do Maranhão
  • Ricarte Tavares Universidade Federal de Alagoas
Palavras-chave: Educação rural, Políticas públicas, Movimentos sociais

Resumo

O presente trabalho discute a respeito da historização da educação para o contexto rural, fazendo uma ressalva acerca da marginalização que a população rural sofre no âmbito das políticas educacionais. Nesse contexto, é pontuado a importância dos movimentos sociais do campo na conquista de alguns avanços. Partindo desse pressuposto, busca-se, a partir desse trabalho, analisar a realidade educacional a partir das leis e abordagens teóricas; investigar o que as leis asseguram em relação à educação para o contexto rural, para que seja possível refletir sobre por que há tantos jovens excluídos da escola por falta de oportunidade; compreender quais são os principais bloqueios que comprometem o avanço da educação para a população rural. Entretanto, no que cerne a metodologia, utilizamos como instrumen-to de investigação, a pesquisa bibliográfica com intuito de elencar a historização da educação rural e as políticas públicas que asseguram essa perspectiva educacional.

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Biografia do Autor

Noelia Mesquita Conceição, Universidade Federal do Maranhão

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - Campus Codó

Ricarte Tavares, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Ciências, Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

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Publicado
15-08-2020
Como Citar
ALVES DE ARRUDA, A.; MESQUITA CONCEIÇÃO, N.; TAVARES, R. A educação no campo na perspectiva dos alunos que buscam superar os limites educacionais do contexto rural. Aquila, v. 1, n. 23, p. 151-160, 15 ago. 2020.
Seção
Artigos de Temática Livre