DISPOSITIVOS E SUBJETIVIDADES: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E LAÇOS DE ESTUDANTES NO ENSINO MÉDIO SOB UMA PERSPECTIVA FOUCAULTIANA E PSICANALÍTICA

DEVICES AND SUBJECTIVITIES: SOCIAL REPRESENTATIONS AND BONDS OF HIGH SCHOOL STUDENTS THROUGH A FOUCAULDIAN AND PSYCHOANALYTIC LENS

  • Katia Cristian Puente Muniz Universidade Veiga de Almeida
Palavras-chave: Subjetividade Estudantil, Escuta Psicanalítica, Cultura escolar

Resumo

Este estudo examina as representações sociais e os laços dos alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública estadual no Rio de Janeiro. Através do conceito foucaultiano de "dispositif", representações de Moscovici e de teorias psicanalíticas, busca-se compreender como o ensino médio configura a subjetividade dos estudantes no contexto das mudanças sociais e psicológicas. Utilizando métodos qualitativos, como entrevistas reflexivas e escuta psicanalítica, a pesquisa envolveu vinte e três alunos do ensino médio de 2019, permitindo uma análise crítica das experiências estudantis. Os resultados revelam que os estudantes veem o ensino médio como um caminho ambíguo, atuando simultaneamente como preparação para a educação superior, formação profissional e espaço de cidadania, embora a disciplina imposta pela escola permaneça influente em suas identidades. As práticas de escuta emergem como estratégias significativas para enfrentar a ansiedade dentro da cultura escolar, sugerindo a necessidade de atenção às vozes dos estudantes. Este artigo contribui para o campo da educação ao integrar análises foucaultianas e psicanalíticas para avaliar o impacto institucional nas subjetividades dos alunos e destacar a importância da escuta ativa. As descobertas visam orientar políticas e práticas educacionais, fornecendo uma visão dos desafios e oportunidades inerentes ao sistema educacional atual.

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Publicado
12-05-2024
Como Citar
MUNIZ, K. C. P. DISPOSITIVOS E SUBJETIVIDADES: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E LAÇOS DE ESTUDANTES NO ENSINO MÉDIO SOB UMA PERSPECTIVA FOUCAULTIANA E PSICANALÍTICA. Aquila, v. 1, n. 30, p. 149-164, 12 maio 2024.
Seção
Artigos de Temática Livre