A PRODUÇÃO SOBRE IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL EM DISSERTAÇÕES E TESES (2015 – 2023)

THE PRODUCTION ON IMPLEMENTATION OF FULL-TIME EDUCATION IN DISSERTATIONS AND THESES (2015 – 2023)

  • Benedito Eugenio Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Lucinéia Andrade Dias Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Palavras-chave: Educação em tempo integral, Políticas Públicas, Implementação de políticas

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma revisão sistemática acerca da implementação da educação em tempo integral no Brasil no período 2015-2023. A base de dados utilizada foi a da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os descritores "educação em tempo integral" e "implementação" foram empregados na pesquisa, resultando na seleção de 12 trabalhos (dissertações e teses) após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão. A questão que orientou a pesquisa foi: De que forma a implementação de políticas de Educação em Tempo Integral têm sido abordadas no período de 2015 a 2023. Os dados foram organizados segundo a técnica da análise de conteúdo em duas categorias. Os resultados apontam para as metodologias mais empregadas nos trabalhos, a importância de pesquisas sobre educação em tempo integral e a ausência de uma discussão sobre política educacional nos trabalhos que constituem o corpus. 

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Biografia do Autor

Benedito Eugenio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Educação (UNICAMP). Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEn).

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Publicado
12-05-2024
Como Citar
EUGENIO, B.; DIAS, L. A. A PRODUÇÃO SOBRE IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL EM DISSERTAÇÕES E TESES (2015 – 2023). Aquila, v. 1, n. 30, p. 113-132, 12 maio 2024.
Seção
Dossiê Temático