REPENSANDO A EDUCAÇÃO INTEGRAL SOB A ÓTICA FREIREANA: IMPLICAÇÕES DA LEI 14.640/2023 NO TRABALHO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

RETHINKING COMPREHENSIVE EDUCATION FROM A FREIREA PERSPECTIVE: IMPLICATIONS OF LAW 14.640/2023 FOR THE WORK OF BASIC EDUCATION TEACHERS

  • Lucas Rocha de Brito Rodrigues UFMG
  • Paula Aparecida Diniz Gomides Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Educação Integral, Discurso docente, Pedagogia Paulo Freire

Resumo

A Educação Integral tem sido cada vez mais discutida no cenário social, sobretudo, em relação à ampliação das matrículas dos estudantes na modalidade em diferentes níveis de ensino. Seus principais objetivos versam sobre a diversificação formativa, trabalho com as competências socioemocionais e a asseguração de uma educação de qualidade para todos. O presente artigo estabelece uma reflexão sobre os discursos de docentes da Educação Básica acerca da Educação Integral. Analisamos a percepção de seis docentes, a partir dos discursos de seis interlocutoras, utilizando a noção de práxis de Paulo Freire (2016). Objetivamos compreender, à luz das mudanças recentes na legislação que trata da Educação integral, como docentes, discentes e instituições de ensino têm recebido as prerrogativas e se adequado às necessidades formativas dos diferentes perfis de estudantes. Realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, pautada em entrevistas semiestruturadas e analisadas de acordo com a Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Nossos resultados apontam que não há um entendimento claro do propósito da Educação Integral para as professoras pesquisas. Cabe a adoção de uma formação para a práxis, instrumentalização das instituições de ensino, visando atender os estudantes em sua integralidade, desvencilhando-se do assistencialismo, comumente associado à Educação Integral.

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Referências

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Publicado
12-05-2024
Como Citar
RODRIGUES, L. R. DE B.; GOMIDES, P. A. D. REPENSANDO A EDUCAÇÃO INTEGRAL SOB A ÓTICA FREIREANA: IMPLICAÇÕES DA LEI 14.640/2023 NO TRABALHO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Aquila, v. 1, n. 30, p. 083-096, 12 maio 2024.
Seção
Dossiê Temático