ESCOLAS CIDADÃS INTEGRAIS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O INGRESSO DE ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR

INTEGRAL CITIZEN SCHOOLS AND THEIR CONTRIBUTIONS TO THE ENTRY OF STUDENTS INTO HIGHER EDUCATION

  • Laurindo Francisco Duarte Filho ECIT PROFESSORA FRANCISCA FONSECA MATIAS
Palavras-chave: Escola de Tempo Integral, Educação Integral, Ensino Superior

Resumo

O presente trabalho aborda a contribuição das escolas Cidadãs de Tempo Integral para a inserção dos estudantes no Ensino Superior. No Estado da Paraíba, até o ano de 2021, a rede pública estadual de ensino conta com 302 escolas em tempo integral, sejam de ensino fundamental ou médio. Com a perspectiva de ampliar as possibilidades de aprendizagens dos estudantes, com novas metodologias e um novo currículo. Este trabalho tem por objetivo, analisar as contribuições da escola de tempo integral, como fator que impulsiona os estudantes a buscarem cada vez mais o ensino superior, seja no âmbito público ou privado. Trata-se de uma pesquisa documental, cujos dados empíricos foram produzidos, na ECI Professora Francisca Fonseca da cidade de Poço de José de Moura – PB. Tomando como referência os dados inerentes ao período de quatro anos. 2017 e 2018 quando a escola funcionava de escola regular e 2019 e 2020 período em que a escola passou para funcional tempo integral. A abordagem foi do tipo qualitativa. Foi realizado um levantamento bibliográfico, no qual foram consultados: livros, legislações, periódicos, revistas especializadas e artigos científicos. O estudo buscou aporte teórico em Schön (2001), Felício (2012), Freire (2005), Perrenoud (2001), Thiollent (2004). Resultado: os dados registrados neste estudo mostram que, a ampliação do tempo dos estudantes em sala de aula, por período integral, contribui para um melhor desempenho dos alunos possibilitando-os ingressar no ensino superior. Pois as metodologias, a ampliação de tempo na escola, são fatores primordiais para despertar neles, uma autonomia e um maior comprometimento com seu futuro, na busca da realização dos seus sonhos.

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Publicado
12-05-2024
Como Citar
DUARTE FILHO, L. F. ESCOLAS CIDADÃS INTEGRAIS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O INGRESSO DE ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR. Aquila, v. 1, n. 30, p. 049-068, 12 maio 2024.
Seção
Dossiê Temático