TECNOLOGIAS DE APRENDIZAGEM ENSINO HÍBRIDO: ESTUDO DAS FERRAMENTAS UTILIZADAS E NECESSIDADES FORMATIVAS DOCENTES

LEARNING TECHNOLOGIES HYBRID TEACHING: STUDY OF TOOLS USED AND TEACHING TRAINING NEEDS

  • EDSON RODRIGO DE ALMEIDA UNIVERSIDADE DE UBERABA
  • Cibele Caetano Resende Universidade de Uberaba
  • Vania Maria de Oliveira Vieira Universidade de Uberaba
Palavras-chave: Ensino híbrido, Linguagens da tecnologia, Necessidades Formativas

Resumo

O estudo deste artigo integra uma pesquisa maior que discute as “Necessidades formativas de professores da Educação Superior para o ensino híbrido”. Esta pesquisa parte do princípio de que as práticas pedagógicas desenvolvidas a partir de uma concepção de ensino híbrido respaldam, principalmente, em diferentes linguagens da tecnologia contemporânea. E para compreender essas diferentes linguagens, este estudo apropriou-se de um referencial teórico organizado em dois e-books, analisando os artigos os quais apresentam estudos sobre as TDIC e Metodologias Ativas. O material apresenta discussões sobre diferentes linguagens da tecnologia contemporânea e o seu papel no exercício da docência no ensino superior. Este estudo teve como objetivo identificar, nos referenciais, as possíveis ‘Necessidades Formativas de professores da Educação Superior’ para o desenvolvimento de práticas pedagógicas na concepção do ensino híbrido, relacionadas às diferentes linguagens da tecnologia contemporânea e estratégias de ensino-aprendizagem, como: Facebook; Whatsapp; Google drive e Metodologias Ativas. Após a análises, foram identificadas necessidades formativas como, conectivismo, cibercultura e novos parâmetros para a educação e capacidade de mediação, organização pedagógica e desenvolvimento de imagem.

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Publicado
12-05-2024
Como Citar
RODRIGO DE ALMEIDA, E.; RESENDE, C. C.; VIEIRA, V. M. DE O. TECNOLOGIAS DE APRENDIZAGEM ENSINO HÍBRIDO: ESTUDO DAS FERRAMENTAS UTILIZADAS E NECESSIDADES FORMATIVAS DOCENTES. Aquila, v. 1, n. 30, p. 027-048, 12 maio 2024.
Seção
Dossiê Temático