PEDAGOGIA E CURRÍCULOS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR: EXPERIÊNCIA DA ASSOCIAÇÃO DE EDUCADORES POPULARES DE PORTO ALEGRE (AEPPA)

PEDAGOGY AND CURRICULUM FROM THE PERSPECTIVE OF POPULAR EDUCATION: EXPERIENCE OF THE ASSOCIATION OF POPULAR EDUCATORS OF PORTO ALEGRE (AEPPA)

  • Fernanda dos Santos Paulo Associação de Educadores Populares de Porto Alegre
Palavras-chave: Educação Popular, Educadores Populares, Currículo, Pedagogia

Resumo

O texto apresenta a experiência de um movimento popular na conquista de cursos de pedagogia para formação de educadores populares na perspectiva da Educação Popular. Estes educadores trabalham com políticas públicas sociais nas periferias da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. São contextos de educação escolar e não escolar institucionalizados. Os cursos foram demandados pelos educadores populares (militantes da Educação popular), cujos currículos foram construídos juntamente com as universidades. Para este texto foram utilizados pesquisa bibliográfica e documental. A organização do texto busca as contribuições da metodologia da Sistematização de Experiências. O objetivo é socializar essa experiência, identificado os seus limites, possibilidades, avanços e retrocessos. Finalizo o texto apresentando categorias que emergiram do estudo e com reflexões advindas das interpretações e análise da experiência.

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Publicado
12-05-2024
Como Citar
DOS SANTOS PAULO, F. PEDAGOGIA E CURRÍCULOS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR: EXPERIÊNCIA DA ASSOCIAÇÃO DE EDUCADORES POPULARES DE PORTO ALEGRE (AEPPA). Aquila, v. 1, n. 30, p. 009-026, 12 maio 2024.
Seção
Dossiê Temático