ART CONTRIBUIÇÕES DA POESIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

CONTRIBUTIONS OF POETRY IN THE TEACHING AND LEARNING PROCESS

  • Jacilene Silva da Cruz Universidade Estadual de Roraima
Palavras-chave: Poesia, Ensino Médio, Ensino e aprendizagem

Resumo

A poesia é sopro de vida que encanta, humaniza e desembrutece. Pensando-a como algo inerente ao indivíduo, este artigo surge com o propósito de apresentar algumas contribuições da poesia no ensino do professor e na aprendizagem do aluno. A metodologia utilizada perpassou pelas pesquisas bibliográfica, documental e de campo, com abordagem qualitativa e o pensar fenomenológico. Os sujeitos foram professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio da Escola Estadual Gonçalves Dias, em Boa Vista – RR. Através de entrevista não diretiva, pode-se perceber que, além de enriquecer o vocabulário e formar o leitor, a poesia significa o conteúdo, levando o aluno a formação mais humana, objetivo maior, inegociável e inegável da Educação. Por fim, ressalta-se ainda que autores como Macedo (2021), Zilberman (2009), Eliot (1991), Paz (1982), Moisés (2019), dentre outros ajudaram a compor essa escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AVERBUCK, Ligia Morrone. A poesia e a escola. In: ZILBERMAN, Regina (org.). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. 11. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.
BORGES, Juliano Luís. Escola e disciplina: uma abordagem foucaultiana. Revista Urutágua, n. 05, 2004. Disponível em: http://www.urutagua.uem.br/005/05edu_borges.htm. Acesso em: 31 dez. 2022.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências sociais. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2017.
ELIOT, T. S. De poesia e poetas. Tradução de Ivan Junqueira. São Paulo: Brasilense, 1991.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 5. ed. São Paulo: Positivo, 2018.
FROMER, Marcelo; ANTUNES, Arnaldo; BRITTO, Sergio. Comida. In: Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas. Intérprete: Titãs. Rio de Janeiro: WEA, 1987.
GALEANO, Eduardo. El mar. Disponível em: https://www.poeticous.com/eduardo-galeano/el-mar-8?locale=es. Acesso em: 24 fev. 2021.
GEBARA, Ana Elvira. O poema, um texto marginalizado. In: CHIAPPINI, Lígia (org.). Aprender e ensinar com textos. São Paulo: Cortez, 1997.
HUSSERL, Edmund. A ideia de fenomenologia: cinco lições. Tradução de Marloren Lopes Miranda. Petrópolis: Vozes, 2020.
LEAL, Lidyane Cristina Galdino. A importância da poesia na formação de leitores. In: ENID – Encontro de iniciação à docência da UEPB, 5. Anais... 2015.
MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes (org.). A função da literatura na escola: resistência, mediação e formação leitora. São Paulo: Parábola, 2021.
MOISÉS, Carlos Felipe. Poesia para que? A função social da poesia e do poeta. São Paulo: Editora da Unesp, 2019.
OSAKABE, Haquira. Ensino de gramática e ensino de literatura. In: GERALDI, João Wanderley (org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1997.
PAZ, Octavio. A dupla chama do amor e do erotismo. Tradução de Waldir Dupont. São Paulo: Siciliano, 1997.
PAZ, Octavio. O arco e a Lira. Tradução de Olga Sawary. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2016.
SILVA, Eliseu Ferreira. Como e por que trabalhar com a poesia na sala de aula. Revista Graduando – UEFS, n. 2, 2011. Disponível em: http://www2.uefs.br/dla/graduando/index.htm Acesso em: 21 jan. 2021.
SOKOLOWSKI, Robert. Introdução à fenomenologia. Tradução de Alfredo de Oliveira Moraes. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2014.
VALLE, Paulo Sérgio Kostenbader; VALLE, Marcos Kostenbader. Capitão de Indústria. In: 9 luas. Intérprete: Paralamas do Sucesso. EMI. Rio de Janeiro, 1996.
ZILBERMAN, Regina. A leitura na escola. In: ZILBERMAN, Regina (org.). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.
ZILBERMAN, Regina. O papel da literatura na escola. Via Atlântica, Rio Grande do Sul, n. 14, 2009.
Publicado
24-09-2023
Como Citar
SILVA DA CRUZ, J. ART CONTRIBUIÇÕES DA POESIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Aquila, v. 1, n. 29, p. 269-286, 24 set. 2023.
Seção
Artigos de Temática Livre