ART QUANDO A DESIGUALDADE RACIAL LEVA AO RACISMO INSTITUCIONAL: UMA INVESTIGAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR

WHEN RACIAL INEQUALITY LEADS TO INSTITUTIONAL RACISM: AN INVESTIGATION IN THE METROPOLITAN REGION OF SALVADOR

  • André Luís Vitório da Silva
  • Sara Braga de Melo Fadigas Universidade Federal da Bahia
  • Emmanuelle Fonseca Marinho de Anias Daltro Universidade Federal da Bahia
Palavras-chave: Racismo, Mercado de Trabalho, Gênero

Resumo

O mito da igualdade racial atribuiu cegueira a diversas análises qualitativas que buscaram compreender o papel da população negra na sociedade brasileira. Este trabalho tem por objetivo descrever a situação dos negros e negras no mercado de trabalho da Região Metropolitana de Salvador, por meio da identificação da situação de renda de negros e negras na RMS no ano de 2015 e da relação entre a dimensão raça e os índices de ocupação entre negros e não negros na RMS. Por meio de um estudo bibliográfico e documental de abordagem quantitativa, este estudo investigou as dimensões de gênero e raça na leitura racial para a compreensão dos fenômenos identificados na Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de Salvador. Concluiu-se que a estrutura racista da sociedade tem influências no mercado de trabalho, ao registrar os piores índices de renda e condição de atividades para homens negros e mulheres negras, o que se constitui como racismo institucional e sistêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Braga de Melo Fadigas, Universidade Federal da Bahia

Bacharela e Mestra em Ciências Sociais, Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia.

Emmanuelle Fonseca Marinho de Anias Daltro, Universidade Federal da Bahia

Bacharela em Enfermagem pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Mestra em Gestão Social e Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia.

Referências

BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política. 11. ed. Brasília, DF: Ed. Universidade de Brasília, 1998.
CUNHA, Sílvio Humberto dos Passos. Um retrato fie da Bahia: Sociedade-Racismo-Economia na transição para o trabalho livre no Recôncavo açucareiro, 1871 – 1902. Doutorado em Economia. Campinas: Faculdade de Economia, Universidade de Campinas, 2004.
DE CARVALHO, Inaiá Maria Moreira; PEREIRA, Gilberto Corso. Como anda Salvador e sua região metropolitana. SciELO-EDUFBA, 2008.
FRANCO, Fernando S. et al. Monitoramento Qualitativo de Impacto. Desenvolvimento de Indicadores para a Extensão Rural no Nordeste do Brasil. Berlim / Fortaleza / Recife, 2000.
FURTADO, Celso. A formação econômica do Brasil. 10. ed. São Paulo: Editora Nacional, 1970. (Coleção Biblioteca Universitária, Série 2a, Ciências Sociais, v. 23).
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.
HALL, Stuart. Race, articulation and societies structured in dominance. Policing the Crisis. London: Macmillan, 1978.
HASENBALG, Carlos Alfredo. Discriminação e desigualdades raciais no Brasil. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
HOLLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 4. ed. São Paulo: Ed. Universidade, 1963.
JACCOUD, Luciana de Barros e BEGHIN, Nathalie. Um balanço da intervenção pública no enfrentamento das desigualdades raciais no Brasil. Brasília: IPEA, 2002.
JONES, Camara Phyllis. Confronting institutionalized racism. Phylon (1960-), p. 7-22, 2002.
KOWARICK, Lúcio. Trabalho e vadiagem: a origem do trabalho livre no Brasil. Rio De Janeiro: Paz e Terra, 1994.
MERRY, Sally. Engle. Measuring the World: Indicators, Human Rights, and Global Governance. Current Anthropology Volume 52, Supplement 3, 2011.
MOORE, Carlos. Racismo e sociedade: novas bases epistemológicas para entender o racismo. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007.
RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro. São Paulo: Companhia das Letra, 2001.
SINGER, Paul. O Brasil no contexto do capitalismo internacional – 1889-1930. In: FAUSTO, Boris (org.). O Brasil republicano. Tomo III, v. 1. São Paulo: DIFEL, 1975.
TOLEDO, Geraldo Luciano; OVALLE, Ivo Izidoro. Estatística básica. 2. ed. São Paulo, SP: Atlas, 1994.
TROYANO, A. A. et al. A necessidade de uma nova conceituação de emprego e desemprego: a pesquisa Fundação Seade/Dieese. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 2-6, jan./abr. 1985.
WERNECK, Jurema et al. Racismo institucional: uma abordagem conceitual. Geledés–Instituto da Mulher Negra. São Paulo: Trama Design, 2013.
Publicado
24-09-2023
Como Citar
SILVA, A. L. V. DA; FADIGAS, S. B. DE M.; DALTRO, E. F. M. DE A. ART QUANDO A DESIGUALDADE RACIAL LEVA AO RACISMO INSTITUCIONAL: UMA INVESTIGAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR. Aquila, v. 1, n. 29, p. 287-304, 24 set. 2023.
Seção
Artigos de Temática Livre