ART LOCAVORISMO E NATUREZA FASHION: UM OLHAR SOBRE O ORGANICWASHING NO CONTEXTO DA SOCIEDADE DO CANSAÇO

LOCAVORISM AND FASHION NATURE: A LOOK AT ORGANICWASHING IN THE CONTEXT OF THE TIRED SOCIETY

  • Margarete Ribeiro Tavares
  • Frederico Tavares UFRJ
  • Janice Alves jOrge UFRJ
Palavras-chave: Locavorismo, Natureza Fashion, Organicwashing, Sociedade do Cansaço

Resumo

As relações desenvolvidas entre natureza, sociedade, consumo e alimentação demonstram a importância de estudos específicos que reflitam os pilares que as sustentam com o objetivo de suscitar resultados que contribuam com a sua evolução através de argumentos “verdes”. O presente estudo insere o locavorismo no centro de seus estudos, uma vez que se trata de uma categoria alimentar pouco conhecida, mas com vasto potencial para atuar como uma espécie de modismo fitoterápico que estimula o consumo de alimentos orgânicos para aliviar as tensões do cotidiano. Nessa lógica, a relevância deste trabalho converte as relações entre a Sociedade de Controle e a Sociedade do Cansaço para a possibilidade desse vínculo ter alcançado um processo de convivência exaustivo, porém, desejado. As referidas relações podem viabilizar ações comportamentais amparadas por fluxos de consumo que desvelam instabilidade, flexibilidade e liquidez, logrando agregar consciência e potencialidade mercadológica para o locavorismo em um contexto de organicwashing. Para isso, será apresentado um estudo que remete a possibilidade de a Natureza Fashion ter alcançado o setor alimentar através da utilização das sutis relações entre a Sociedade de Controle e a Sociedade do Cansaço como pano de fundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frederico Tavares, UFRJ

Pós-Doutor e Doutor em Psicossociologia pelo Instituto de Psicologia (Programa Eicos) da UFRJ. Professor da Escola de Comunicação, do Instituto de Psicologia (PPG EICOS) e do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro / UFRJ. Coordenador dos grupos de pesquisa Rizoma Verde e PSYCCON.

Janice Alves jOrge, UFRJ

Mestranda em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS – UFRJ)

Referências

AZEVEDO, E. O Ativismo Alimentar na perspectiva do Locavorismo. Ambiente & Sociedade. São Paulo, vol.18 nº 3 Jul. /Set., 2015.
BITTENCOURT, R. N. (2010). As utopias e normatividade da disciplina social. Revista de Ciência Política Achegas, nº 43. Disponível em http://www.achegas.net/numero/43/renato_43.pdf. Acesso em 02 de julho de 2023.
___________________ (2011) Os dispositivos existenciais do consumismo. Revista Espaço Acadêmico – nº 118. Disponível em http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/10182/6708. Acesso em 02 de julho de 2023.
CANNALONGA, F. F.; BESSELL, C. Locavorismo e as três dimensões do desenvolvimento sustentável. Disponível em http://pontoeletronico.me/2017/locavorismo/. Acesso em 27 de janeiro de 2018.
COSTA, R. A cultura digital. São Paulo: Publifolha (Coleção Folha Explica), 2002.
DELEUZE, G. Conversações. Rio de Janeiro: Ed 34, 1992.
DUFOUR, D. R. A arte de reduzir cabeças: Sobre a nova servidão da sociedade ultraliberal. Tradução: Sandra Regina Felgueiras; Editor: José Nazar. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2005a.
___________________. (2005b) O homem neoliberal: da redução das cabeças à mudança dos corpos. Disponível em https://diplomatique.org.br/o-homem-neoliberal-da-reducao-das-cabecas-a-mudanca-dos-corpos/. Acesso em 27 de junho de 2023.
FERREIRA, G. G. T.; TAVARES, F. Natureza líquida: As modelagens marcárias e os modos de ser na publicidade verde. Rio de Janeiro: Appris Editora, 2017.
GUATTARI, F. Revolução molecular: Pulsões políticas do desejo. São Paulo: Brasiliense, 1981.
HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Petrópolis: Editora Vozes, 2015.
HARDT, M. A. ; NEGRI, A. Império. Rio de Janeiro: Record, 2001.
PELBART, P. P. Vida capital: Ensaios de biopolítica. São Paulo, Iluminuras, 2003.
ROLNIK, S. (1997). Toxicômanos de identidade. Subjetividade em tempo de globalização. Reelaboração de artigo publicado no caderno “Mais!” da Folha de São Paulo. São Paulo, 19/05/96. Disponível em http://www.pucsp.br/nucleodesubjetividade/Textos/SUELY/Toxicoidentid.pdf. Acesso em 28 de junho de 2023.
RUDY, K. Locavores, feminism, and the question of meat. The Journal of American Culture, v. 35, n. 1, p. 26-36, 2012.
SIBILIA, P. O homem pós-orgânico: corpo, subjetividade e tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
TAVARES, F.; IRVING, M. A. “Sustentabilidade Líquida”: Ressignificando as relações entre natureza, capital e consumo em tempos de fluidez. Revista Espaço Acadêmico, v. 13, n. 151, p. 1-11, 2013.
TAVARES, M.; TAVARES, F.; ALVES, B. L. G.; COSTA, J. F. G. G.; RAMALHO, M. M. C. (2019). Consumption Moralitty of the locavorism reflected in the advertising of the organic fairs in Rio de Janeiro: Is the belonging password on the desk? Advances in Applied Sociology, 2019, 9, 107-131. Disponível em https://www.scirp.org/pdf/AASoci_201904091453346.pdf. Acesso em 07 de julho de 2023.
_____________. Natureza Fashion: os orgânicos estão na moda? Locavorismo e produção de “kits de subjetividades” no Circuito de Feiras Orgânicas do Rio de Janeiro. 2020. 319 f. Tese (Doutorado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social) – Programa de Pós- graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. Disponível em http://pos.eicos.psicologia.ufrj.br/wp-content/uploads/Tese-Margarete-Ribeiro-Tavares-1.pdf. Acesso em 29 de junho de 2023.
_____________; TAVARES, F. Natureza Fashion. Consumo, subjetividade e locavorismo. Rio de Janeiro: Editora Autografia, 2021.
Publicado
24-09-2023
Como Citar
TAVARES, M. R.; TAVARES, F.; JORGE, J. A. ART LOCAVORISMO E NATUREZA FASHION: UM OLHAR SOBRE O ORGANICWASHING NO CONTEXTO DA SOCIEDADE DO CANSAÇO. Aquila, v. 1, n. 29, p. 325-340, 24 set. 2023.
Seção
Artigos de Temática Livre