ART MUSEU VIRTUAL: UMA FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA POR MEIO DO ENSINO DIGITAL E DA HISTÓRIA PÚBLICA

VIRTUAL MUSEUM: A TOOL FOR CITIZENSHIP EDUCATION THROUGH DIGITAL TEACHING AND PUBLIC HISTORY

  • Luciene Pereira Carris Cardoso Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
Palavras-chave: museu virtual, educação;, história pública

Resumo

O texto discorre sobre a relevância do museu virtual Rio Memórias para o entendimento da
formação da cidadania, do patrimônio histórico-cultural, da história pública e da memória. A
formação educacional é um processo que busca capacitar o indivíduo para o exercício pleno da
cidadania e o desenvolvimento de habilidades profissionais. Esse processo pode ocorrer em
diversos espaços de convivência humana, como na família, nas relações interpessoais, no
ambiente de trabalho, nas instituições de ensino, em movimentos sociais, organizações civis e
em diferentes formas de manifestações coletivas. Nesse sentido, o museu virtual é compreendido
como um espaço virtual de mediação e relação do patrimônio, que utiliza a comunicação como
forma de envolver e divulgar o conhecimento existente em seu acervo digital. O museu virtual Rio
Memórias, em particular, é um exemplo de como o uso das novas tecnologias de informação e
comunicação pode contribuir para a formação da cidadania, valorizando a diversidade cultural e
a preservação do patrimônio cultural e ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciene Pereira Carris Cardoso, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutora em História Política pelo PPGH da UERJ, com estágios pós-doutorais pelo
LABGEOPO da FFLCH da Universidade de São Paulo (2013), pelo Programa de História
Social da Cultura da PUC-Rio (2019) e pelo Departamento de História da UERJ (2023).

Referências

ALMEIDA, Juniele R. de; MENESES, Sônia (org.). História pública em
debate: patrimônio, educação e mediações do passado. São Paulo:
Letra e Voz, 2018.
AZZI, Christiane Ferreira. Museus reais e imaginários: a metamorfose da
arte na obra de André Malraux. Lettres Françaises, n. 12 (2), 2011.
Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/lettres/article/view/5312
Acesso em: 10 jan. 2022.
CARVALHO, Bruno Leal Pastor de História Pública e redes sociais na
internet: elementos iniciais para um debate contemporâneo. Revista
Transversos. Rio de Janeiro, v. 7, n. 7, p. 35- 53, set. 2016.
CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. História pública e redes sociais na
internet: elementos iniciais para um debate contemporâneo. Transversos:
Revista de História. Rio de Janeiro, v. 07, n. 07, set. 2016.
CERQUEIRA, Fábio Vergara. Novas diretrizes para a proteção do
patrimônio: a diversidade cultural e imaterial. MÉTIS: história & cultura, v.
12, n. 24, p. 40-63, jul./dez. 2012.
DODEBEI, Vera e ABREU, Regina (orgs). E o patrimônio? Rio de Janeiro:
Editora Contracapa, 2008.
DUMBRA, Camila Nataly Pinho; ARRUDA, Eucidio Pimenta. Museus
interativos: interfaces entre o virtual e o ensino de História. OPSIS, Catalão,
v. 13, n. 1, p. 120-136 - jan./jun. 2013. Disponível em:
https://www.revistas.ufg.br/Opsis/article/view/20496/15178 Acesso em: 28
de dez. 2021
GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal e cultura política. São
Paulo: Cortez, 2008.
HALBWACHS, M. A Memória Coletiva. São Paulo: vértice, 1990.
HOBSBAWM, E. Introdução: a invenção das tradições. In: E. Hobsbawm &
T. Ranger (Orgs.). A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra,
1984.
HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991).
São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
HUNT, Lynn. A invenção dos direitos humanos: uma história. São Paulo:
Companhia das Letras, 2009.
Lei n. 11.904, de 14 de janeiro de 2009. Disponível em
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l11904.htm
Acesso em: 10 jan. 2022.
Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014. Disponível em
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12965.htm
Acesso em: 10 de jan. 2022.
Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 11 de jan.
2022.
LEFEBVRE, Henri. O Direito à Cidade. São Paulo: Ed. Centauro, 2008.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
______. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 1996.
MELLO, Janaína Cardoso de. Museus e ciberespaço: novas linguagens da
comunicação na era digital. Cultura História & Patrimônio, Universidade
Federal de Alfenas, Minas Gerais, v. 1, n. 2, 2013.
MONTEIRO, Miguel Côrrea. História e virtualidade: museus, jogos e novas
tecnologias. In: ALVES, Lynn R. G.; TELLES, Helyom Viana; MATTA Alfredo
E. R. (Orgs.) Museus virtuais e jogos digitais: novas linguagens para o
estudo da história. Salvador: EDUFBA, 2019.
OLIVEIRA, José Cláudio Alves de; O Museu e a sua Arquitetura no Mundo
Globalizado: Entre Informação e Virtualidade. Revista Museologia e
Interdisciplinaridade do Programa de Pós-graduação em Ciência da
Informação da Universidade de Brasília, v.1, n., jan/jul de 2012.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. Cidade, espaço e tempo: reflexões sobre a
memória e o patrimônio urbano. RIHGRGS, Porto Alegre, n. 158 especial,
p. 207-216, dezembro de 2020.
PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla B. (orgs.), História da Cidadania. São
Paulo: Contexto, 2013.
POULOT, Dominique. Museus e museologia. Belo Horizonte: Autêntica
Ed., 2013. (Coleção ensaio geral).
Portaria n. 137 de 28 de abril de 2016. Disponível em:
https://www.in.gov.br/materia/-
/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/21512179/do1-2016-04-29-
portaria-n-137-de-28-de-abril-de-2016-21512121 Acesso em: 20 de jan.
2022.
PRESCOTT, Roberta. Pandemia faz consumo da internet dobrar no Brasil.
Notícias, 12/05/2021, Associação Brasileira de Internet (ABRANET).
Disponível em: https://www.abranet.org.br/Noticias/Pandemia-fazconsumo-
da-internet-dobrar-no-Brasil-
3379.html?UserActiveTemplate=site#.YfFG2f7MKUk Acesso em: 10 de jan.
2022.
RANIERI, Nina Beatriz Stocco. O direito educacional no sistema jurídico
brasileiro. In: ABMP; TODOS PELA EDUCAÇÃO. Justiça pela qualidade
na educação. São Paulo: Saraiva, 2013.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas:
Editora da Unicamp, 2007.
Rio Memórias. Disponível em: https://riomemorias.com.br/ Acesso em: 20
de jan. 2022.
SANTHIAGO, Ricardo. Duas palavras, muitos significados. Alguns
comentários sobre a história pública no Brasil. In: MAUAD, Ana Maria et al.
(org.). História pública no Brasil: sentidos e itinerários. Rio de Janeiro:
Letra e Voz, 2016.
SCHWARCZ, Lilia M; STARLING, Heloisa M. Brasil: uma biografia. São
Paulo: Companhia das Letras, 2015.
SOTO, Moana Campos. Dos gabinetes de curiosidade aos museus
comunitários: a construção de uma conceção museal à serviço da
transformação social. Cadernos de Sociomuseologia, n. 4, 2014, (vol 48),
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal.
Publicado
23-09-2023
Como Citar
PEREIRA CARRIS CARDOSO, L. ART MUSEU VIRTUAL: UMA FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA POR MEIO DO ENSINO DIGITAL E DA HISTÓRIA PÚBLICA. Aquila, v. 1, n. 29, p. 87-104, 23 set. 2023.
Seção
Artigos de Temática Livre