A Ludicidade na Educação Infantil: entrelaces no desenvolvimento e aprendizagem

Playfulness in earky childhood education: interlaces in development and learning Anderson

  • Anderson Oramisio Santos Universidade Federal de Jataí
  • Guilherme Saramago de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia
  • Laianny Marques Faria Universidade Federal de Jataí
Palavras-chave: Ludicidade, Desenvolvimento Infantil, Educação Infantil

Resumo

As brincadeiras, os brinquedos e os jogos são elementos peculiares do universo infantil e encontram-se interligados ao lúdico e ao mundo não só da criança, como também ao mundo do adulto O presente estudo tem por objetivo analisar a ludicidade no trabalho pedagógico na Educação Infantil a promover a interação entre as crianças e o objeto de aprendizagem e, para fundamentar essa proposta, utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica, apoiada em autores como: Kishimoto (2011), Uizinga (1996), Brougère (2010), Vygotsky (1998), dentre outros. Concluiu-se que a ludicidade, além de favorecer a aprendizagem no processo de ensino e aprendizagem, tem contribuído para a socialização, o aprendizado de regras e a construção do conhecimento, constituindo-se em uma importante ferramenta pedagógica.

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Publicado
11-04-2023
Como Citar
SANTOS, A. O.; OLIVEIRA, G. S. DE; FARIA, L. M. A Ludicidade na Educação Infantil: entrelaces no desenvolvimento e aprendizagem. Aquila, v. 1, n. 28, p. 89-104, 11 abr. 2023.
Seção
Artigos de Temática Livre