Meio Ambiente ecologicamente equilibrado: do Direito, da manutenção e das teses dos tribunais superiores
Ecologically balanced environment: Tha Law, Maintenance and Theses of Superior Courts
Resumo
Estudar os fundamentos e as teses do direito ambiental é essencial para se conseguir inserir tais prerrogativas no dia a dia. Ao identificar o fundamento, é possível elaborar meios para uma aplicação mais eficaz, capaz de dialogar com todos os homens. Esta pesquisa tem como objetivo explicitar e construir hipóteses acerca do problema evidenciado, aprimorando as ideias, os fundamentos e os assuntos em questão abordados na pesquisa. Para tanto, este artigo envolve um levantamento bibliográfico. Conclui-se que o Estado deve militar pró-ambiente.
Downloads
Referências
ANTUNES, Paulo de Bessa. Direito ambiental. 16. ed. São Paulo: Atlas S.A, 2014.
BENJAMIN, Antonio Herman de Vasconcellos e. Hermenêutica do Novo Código Florestal. Revista de Direito Ambiental, [ Sl ], p. 1-9, 2014.
BUGGE, Hans Christian. Doze desafios fundamentais em direito ambiental: uma introdução ao conceito de Estado de Direito para a natureza. In : VOIGT, Christina. Estado de direito para a natureza: novas dimensões e ideias no direito ambiental. Cambridge: Cambridge University Press, 2013. p. 3-26.
DE SOUSA, L. M. R. (2021). Políticas de conservação e critérios ambientais: princípios, conceitos e protocolos. Conexão ComCiência, 1(2). Recuperado de: https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4824
FIORILLO, Celso Antônio Pacheco. Curso de Direito Ambiental brasileiro. 15 ed. São Paulo: Saraiva, 2014.
MORATO LEITE, José Rubens e Germana Belchior. Estado de direito ambiental: uma análise da recente jurisprudência ambiental do STJ sob o enfoque da hermenêutica jurídica. Revista de Direito Ambiental, [ Sl ], v. 56, p. 55-92, 2009