Growth Hacking: a estratégia inovadora de marketing para fazer crescer uma empresa
Growth Hacking: The Innovative Marketing Strategy to Grow a Business
Resumo
O presente texto tem a finalidade de entender como e por que o Growth Hacking foi criado, a fim de identificar seus pontos fortes e fracos, e como implantá-lo no mercado, focada em empresas de médio e grande porte. Além disso, comparar o Growth Hacking com estratégias "desatualizadas" de comunicação, baseado principalmenteno Marketing 5.0 de Philip Kotler. Por fim, analisar diferentes casos de sucesso da estratégia no mercado, como Facebook e Airbnb, a fim de mostrar seu potencial. Para produção do artigo, será estudado estratégias atuais de marketing e comunicação, além do Growth Hacking. Serão analisados casos de sucesso da adoção da estratégia, entendendo a forma que foi utilizada, as dores e dificuldades de implementação, e seus KPIs de sucesso.
Downloads
Referências
ELLIS, Sean; BROWN, Morgan. Hacking Growth: A estratégia de marketing inovadora das empresas de crescimento mais rápido. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.
GODIN, Seth. Isso é Marketing: Para ser visto é preciso aprender a enxergar. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019
KOTLER, Philip; KARTAJAWA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: Do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017
KOTLER, Philip; KARTAJAWA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0: As forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010
MIGUEL, Nuno. Growth Hacking – Exponenciar o crescimento de uma empresa. Dissertação de mestrado em Marketing Digital – Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. Instituto Politécnico do Porto, Porto, 2015.
RIES, Al; TROUT, Jack. As 22 Consagradas Leis do Marketing. São Paulo: Pearson, 1994