O uso de material didático de apoio ao professor de ciências: análise de uma experiência

The use of didactic material to support the Science teacher: analysis of an experience

  • Bárbara Luiza Alves Pereira
  • Sheila Alves de Almeida UFOP
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Material didático, Experimento

Resumo

Este artigo apresenta a análise de uma aula experimental de ciências sobre a confecção de um terrário, extraída da dissertação de mestrado da autora Bárbara Luiza. Neste episódio,
buscamos compreender como uma professora que ensina Ciências para o quarto ano do ensino fundamental, na cidade de Mariana – MG, fez uso do livro de apoio metodológico “Trilhas para Ensina Ciências para Crianças” e, como oportunizou a reflexão aos alunos quando não obteve o resultado esperado em seu experimento. Em uma dimensão mais individual, os professores avaliam, usam e modificam as informações disponibilizadas em materiais de formação em função do seu trabalho diário. Considerando a dimensão social do trabalho do professor que ensina ciências para crianças, indagamos se os programas de formação inicial e continuada de docentes consideram o contexto de trabalho desse profissional. Nosso objetivo é contribuir para o fortalecimento do trabalho do professor da escola básica e provocar uma reflexão sobre os programas de formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BONDÍA, Jorge Larrosa, em LEITURAS, S. M. E. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. 2000.
COQUIDÉ, Maryline. Um olhar sobre a experimentação na escola primária francesa. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, n. 1, 2008.
FERRARO, J. L. S. (2017). Currículo, experimento e experiência: contribuições da Educação em Ciências. Educação, 40(1), 106-114. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.1.22751
HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro; DE MELLO FRANCO, Francisco Manoel. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. 2001.
LABURÚ, Carlos Eduardo. Fundamentos para um experimento cativante. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 23, n. 3, p. 383-405, 2006.
LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro; LOUREIRO, Mairy Barbosa. Trilhas para ensinar ciências para crianças. 1ª edição. Belo Horizonte, Editora Fino Traço, 2013.
PAULA, Helder de Figueiredo. Experimentos e experiências. Presença pedagógica, v. 10, n. 60, p. 74-76, 2004.
SOUZA, S. E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. I Encontro de Pesquisa em Educação, IV Jornada de Prática de Ensino, XIII Semana de Pedagogia da UEM: “Infância e Práticas Educativas”. Arq Mudi. 2007.
Publicado
11-04-2023
Como Citar
PEREIRA, B. L. A.; ALMEIDA, S. A. DE. O uso de material didático de apoio ao professor de ciências: análise de uma experiência. Aquila, v. 1, n. 28, p. 9-24, 11 abr. 2023.
Seção
Artigos de Temática Livre