Art ANÁLISE DO DISCURSO COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NAS PESQUISAS EM CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E APLICADAS: CONTRIBUIÇÕES DE CHARAUDEAU E FAIRCLOUGH
DISCOURSE ANALYSIS AS A METHODOLOGICAL TOOL IN RESEARCH IN HUMAN, SOCIAL AND APPLIED SCIENCES: CONTRIBUTIONS OF CHARAUDEAU AND FAIRCLOUGH
Resumo
O presente artigo apresenta a Análise do Discurso como possibilidade de utilização para a
consecução de pesquisas nas áreas abarcadas pelas Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas
na forma de recurso metodológico. Procurando romper com a ótica reducionista de
determinadas abordagens existentes na academia, a Análise do Discurso permite extrair uma
quantidade significativa de conceitos, de ideologias e de práticas sociais comumente
encontradas nos objetos e sujeitos de pesquisa existentes nas Ciências Humanas, Sociais e
Aplicadas, não contemplados por outras óticas de análise, principalmente pelos moldes
positivistas. Parte-se das definições de Charaudeau e Fairclough sobre o entendimento do
discurso como modo de ação que, por sua relação dialética com a estrutura social, permite
investigar as práticas discursivas como formas materiais de ideologia. Tal metodologia
contribui na forma como podem ser analisados documentos oficiais, normatizações de âmbito
jurídico, discursos escritos e falados, mostrando que não se trata apenas de diretrizes neutras
e imparciais, mas articulam interesses, projetam políticas, produzem intervenções sociais e
consensos. Conclui-se que, mais importante do que possibilitar elucidar a riqueza conceitual
ou analítica destas áreas, essa preservação não deve ser confundida com permissividade,
transformando os trabalhos acadêmico-científicos das Ciências Humanas, Sociais Aplicadas
em um antro de arbitrariedade apenas para concordar com um pensamento prévio acerca da
temática investigada por parte do cientista.
Palavras-chave: Pesquisa Científica. Metodologia. Análise do Discurso.
Downloads
Referências
Editora 34, 2016.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares
nacionais : introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria
de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.126p
CHARAUDEAU, Patrick. A conquista da opinião pública: como o discurso
manipula as escolhas políticas. Trad. Angela M. S. Corrêa. – São Paulo:
Contexto, 2016.
CHOULIARAK, L., N. FAIRCLOUGH. 1999. Discourse in Late Modernity:
Rethinking Critical Discourse Analysis. Edimburgo: Edinburgh University
Press.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Universidade de
Brasília, 2001.
_____. Analyzing discourse: textual analysis for social research. London;
New York: Routledge, 2003.
FIORIN, José Luiz. Argumentação. 1ª ed. – São Paulo: Contexto, 2017.
FRANCO, M. L. P. B. Representações sociais, ideologia e desenvolvimento da
consciência. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 121, jan./abr. 2004 p. 169-186,
jan./abr. 2004.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A Inter-Ação pela Linguagem. 11ª. ed., 2ª
reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2015.
MAGALHAES, Izabel. Introdução: a análise de discurso crítica. Delta, São
Paulo, v. 21,n. spe, p.1 9. 2005. Disponível em
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-
44502005000300002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 09 Nov. 2019.
MARTELOTTA, Mário Eduardo (org.). Manual de linguística. São Paulo:
Contexto, 2008.
NETO, José Borges. Formalismo versus Funcionalismo nos estudos
linguísticos. Anais do 1º Encontro do CelSul, Vol. 1, 1997, p. 15-24.
PAVEAU, Marie-Anne. As grandes teorias da linguística: da gramática
comparativa à pragmática. São Carlos: Claraluz, 2006.
RESENDE, V. M.; RAMALHO, V. V. S. Análise de discurso crítica, do modelo
tridimensional à articulação entre práticas: implicações teórico-metodológica.
In (Dis)curso - LemD, Tubarão, v. 5, n.1, p. 185-207, jul./dez. 2004
SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix,
2006.
TRIVINOS, A. W. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São
Paulo:Atlas, 1987.
WODAK, Ruth. De qué trata el análisis crítico del discurso. Resumen de su
historia, sus conceptos fundamentales y sus desarrollos. In: –––; MEYER,
Michel (orgs.). Métodos de Análisis Crítico del Discurso. Barcelona: Gedisa,
2003, p. 17-34.