O material didático como recurso pedagógico na educação especial e inclusiva
Resumo
Os recursos didáticos são comumente utilizados nas escolas brasileiras para auxiliar no êxito do processo ensino e aprendizagem, este recurso didático facilita o processo de internalização do conhecimento trabalhado no ambiente escolar, inclusive na educação inclusiva. Este estudo objetivou em analisar o material didático como recurso pedagógico na educação especial e inclusiva confeccionados pelos alunos dos anos finais do ensino fundamental de uma escola estadual na cidade de Santa Cruz de Minas-MG. Para a realização deste estudo foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa a partir do relato de experiência pela observação praticada pelos alunos e sob a mediação dos professores na construção do material didático inclusivo. Como resultados observa-se que deve ser considerado os aspectos contextuais dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem sendo necessário conhecer e se aproximar dos alunos para compreender as necessidades de cada um e assim elaborar um material didático que traz aspectos do interesse desses alunos e os ajudem a trabalhar habilidades importantes interpessoais.
Downloads
Referências
CAVALCANTE, Bruna Luana de Lima; LIMA, Uirassú Tupinambá Silva de. Relato de experiência de uma estudante de Enfermagem em um consultório especializado em tratamento de feridas. Journal Nurs Health, Pelotas, v. 1, n. 2, p. 94-103, jan/jul 2012.
FREIRE, Eugênio Paccelli. O podcast como ferramenta de educação inclusiva para deficientes visuais e auditivos. Revista Educação Especial, v. 24, n. 40, p. 195-206, 2011. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3131/313127402004.pdf. Acessado em: 30 de maio. 2022.
FREITAS, Olga. Equipamentos e materiais didáticos. Brasília: Unb, 2007. 132 p.
GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de empresas, p. 20-29, 1995.
MANTOAN, Maria Tereza Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer?. São Paulo: Editora Moderna, 2003.
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygostsk: Aprendizado e desenvolvimento, Um processo sócio-histórico. 4. Ed. São Paulo: Scipione, 2006.
OLSEMANN, Alexandre. Análise e Desenvolvimento de Material Didático para o Ensino de Português para Estrangeiros. Curitiba: Contentus, 2021. p 52.
PILETTI, Claudino. Didática Geral. 23. ed. São Paulo: Ática, 2004.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Ensinar: Uma atividade complexa e laboriosa. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Lições de Didática. Campinas. SP. Papirus, p. 13-31, 2006.