O material didático como recurso pedagógico na educação especial e inclusiva

  • Elisa Helena Bassi Rocha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Avançado Arcos
  • Nailda Aparecida Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Avançado Arcos
  • Ricael Spirandeli Rocha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Arcos
Palavras-chave: Material didático, Educação especial e Inclusiva, Ensino e aprendizagem, Recurso pedagógico

Resumo

Os recursos didáticos são comumente utilizados nas escolas brasileiras para auxiliar no êxito do processo ensino e aprendizagem, este recurso didático facilita o processo de internalização do conhecimento trabalhado no ambiente escolar, inclusive na educação inclusiva. Este estudo objetivou em analisar o material didático como recurso pedagógico na educação especial e inclusiva confeccionados pelos alunos dos anos finais do ensino fundamental de uma escola estadual na cidade de Santa Cruz de Minas-MG. Para a realização deste estudo foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa a partir do relato de experiência pela observação praticada pelos alunos e sob a mediação dos professores na construção do material didático inclusivo. Como resultados observa-se que deve ser considerado os aspectos contextuais dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem sendo necessário conhecer e se aproximar dos alunos para compreender as necessidades de cada um e assim elaborar um material didático que traz aspectos do interesse desses alunos e os ajudem a trabalhar habilidades importantes interpessoais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisa Helena Bassi Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Avançado Arcos

Discente do curso de Pós-Graduação em Docência pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Avançado Arcos. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2019). Atualmente é professor contratado - Superintendência Regional de Ensino de Minas Gerais. Pós-Graduanda em Educação Especial pelo Instituto Federal de  Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais.  Graduanda em Pedagogia, Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Nailda Aparecida Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Avançado Arcos

Discente do curso de Pós-Graduação em Docência pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Avançado Arcos. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros(2011). Atualmente é Professora da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Ricael Spirandeli Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Arcos

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Avançado Arcos; Especialista em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva; Mestrando em Educação Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (PPGET-IFTM); Professor de Educação Básica de cursos técnicos pela Secretaria Estadual de Minas Gerais (SEE/MG). Integrante do grupo de pesquisa "GPETEC - Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Ciências" na linha de pesquisa "Desenvolvimento de aplicativos tecnológicos e softwares educacionais" do IFTM Campus Uberlândia-Centro; Editor Adjunto da revista MultiAtual.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Grupo de trabalho da política nacional da educação especial, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 28 de jun. 2022.

CAVALCANTE, Bruna Luana de Lima; LIMA, Uirassú Tupinambá Silva de. Relato de experiência de uma estudante de Enfermagem em um consultório especializado em tratamento de feridas. Journal Nurs Health, Pelotas, v. 1, n. 2, p. 94-103, jan/jul 2012.

FREIRE, Eugênio Paccelli. O podcast como ferramenta de educação inclusiva para deficientes visuais e auditivos. Revista Educação Especial, v. 24, n. 40, p. 195-206, 2011. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3131/313127402004.pdf. Acessado em: 30 de maio. 2022.

FREITAS, Olga. Equipamentos e materiais didáticos. Brasília: Unb, 2007. 132 p.

GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de empresas, p. 20-29, 1995.

MANTOAN, Maria Tereza Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer?. São Paulo: Editora Moderna, 2003.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygostsk: Aprendizado e desenvolvimento, Um processo sócio-histórico. 4. Ed. São Paulo: Scipione, 2006.

OLSEMANN, Alexandre. Análise e Desenvolvimento de Material Didático para o Ensino de Português para Estrangeiros. Curitiba: Contentus, 2021. p 52.

PILETTI, Claudino. Didática Geral. 23. ed. São Paulo: Ática, 2004.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Ensinar: Uma atividade complexa e laboriosa. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Lições de Didática. Campinas. SP. Papirus, p. 13-31, 2006.
Publicado
09-09-2022
Como Citar
HELENA BASSI ROCHA, E.; APARECIDA SILVA, N.; SPIRANDELI ROCHA, R. O material didático como recurso pedagógico na educação especial e inclusiva. Aquila, v. 1, n. 27, p. 121-136, 9 set. 2022.
Seção
Artigos de Temática Livre