Art Educação em tempos de pandemia
Education in times of pandemic
Resumo
A pandemia de COVID-19 impôs uma nova ordem, um outro ritmo para a humanidade. O nosso
cotidiano mudou e a escola tem tentado se ressignificar. A proposta deste artigo é apresentar alguns
desafios e possibilidades da educação em tempos de pandemia e suscitar diálogos e reflexões sobre
ensino remoto e sobre as potencialidades do uso das tecnologias digitais em rede para a formação de
pessoas críticas, criativas, autônomas, autoras, em um tempo em que o exercício da cidadania se impõe.
Desde janeiro de 2020, o mundo todo presenciou uma transformação nas rotinas em decorrência do
isolamento e do distanciamento social imposto pelo alto índice de contaminação do coronavírus e, com
as escolas, não foi diferente. No contexto da Educação Infantil, tem-se um agravante, pois teorias do
processo de ensino e de aprendizagem defendem que a criança necessita da afetividade para aprender e
se desenvolver, mas como promover afeto à distância? Dessa forma, utilizou-se de uma pesquisa
bibliográfica de recentes artigos, teses e pesquisas publicados após o início do período pandêmico.
Entendeu-se que as dificuldades impostas ao trabalho desenvolvido na atualidade, tanto no que diz
respeito às tecnologias digitais utilizadas quanto aos impactos que as teorias e técnicas pedagógicas
sofreram causarão um déficit que precisará ser sanado futuramente.
Downloads
Referências
2000. Educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades, CADERNOS
DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Ano XVII Volume 17 Nº 30 jul./dez. 2020.
BRASIL. Coronavírus: o que você precisa saber. Brasília: Ministério da Saúde,
2020.Disponível em: 26 out 2021.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília:
Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica, 2010.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional. Brasília, Senado Federal, 1996.
BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Brasília: Ministério da Educação,
2020.
BRASIL. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Brasília: Ministério da Educação, 2020
CARVALHO, D.M.; ARAÚJO, S.C.F.; PINHEIRO, F.V.R.; DIAS, L.S. Educação
Infantil:desafios e perspectivas. Paraná: PUCPR, 2015. Disponível
em:https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/18440_9156.pdf. Acesso em: 26 de
outubro de 2021
CAVALCANTE, J.R.; SANTOS, A.C.C.; BREMM, J.M.; LOBO, A.P.; MACÁRIO,
E.M.; OLIVEIRA, W.K.; FRANÇA, G.V.A. COVID-19 no Brasil: evolução da epidemia
até a semana epidemiológica 20 de 2020. Epidemiol. Serv. Saúde 29 (4) 10 Ago 2020.
CUNHA, P.A. A pandemia e os impactos irreversíveis na educação. 2020.
Disponivel em: https://revistaeducacao.com.br/2020/04/15/pandemia-educacaoimpactos/. Acesso em: 26/10/2021
GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GRANDISOLI, E. Educação e pandemia: desafios e perspectivas. São Paulo:
Universidade de São Paulo, 2020. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/
educacao-epandemia-desafios-e-perspectivas/. Acesso em: 27 de outubro de 2021
ENSINO Remoto Emergencial: a oportunidade da escola criar, experimentar,
inovar e se reinventar. SINEPE/RS, Porto Alegre, 17 abr. 2020. Disponível em:
https://www.sinepe-rs.org.br/noticias/ensino-remoto-emergencial-a-oportunidadedaescola-criar-experimentar-inovar-e-se-reinventar. Acesso em: 31 de outubro de
2021.
MARCOM, Jacinta Lucia Rizii; VALLE, Paulo Dalla. Desafios da prática
pedagógica e as competências para ensinar em tempos de pandemia. In: PALU,
Janete; MAYER, Leandro; SCHUTZ, Jenerton Arlan (org.) Desafios da Educação
em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020
MARTINS, Vivian; ALMEIDA, Joelma. Educação em tempos de pandemia no Brasil:
saberesfazeres escolares em exposição nas redes. Revista Docência e Cibercultura, v. 4,
n. 2, p. 215-224, 2020.
NERY, Carmen. Rendimento impacta acesso da população a bens tecnológicos e
internet. Agência IBGE Notícas. 30 abr. 2020. Disponível em:
https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de
noticias/noticias/27522-rendimento-impacta-meio-de-acessoda-populacao-abenstecnologicos-e-internet. Acesso em: 31 de outubro. de 2021.
SANTOS, Edméa O. EAD, palavra proibida. Educação online, pouca gente sabe o
que é. Ensino remoto, o que temos para hoje. Mas qual é mesmo a diferença?
#livesdejunho... Revista Docência e Cibercultura. Notícias. 2020.