Art Educação em tempos de pandemia

Education in times of pandemic

  • Simone Beatriz Liconti Machado Universidade Federal do Pampa
  • Liliana Lemos Mendes Universidade Federal do Pampa
  • Mauricio Aires Vieira Universidade Federal do Pampa
Palavras-chave: COVID-19, Tecnologia, Pandemia, Distanciamento Social

Resumo

A pandemia de COVID-19 impôs uma nova ordem, um outro ritmo para a humanidade. O nosso
cotidiano mudou e a escola tem tentado se ressignificar. A proposta deste artigo é apresentar alguns
desafios e possibilidades da educação em tempos de pandemia e suscitar diálogos e reflexões sobre
ensino remoto e sobre as potencialidades do uso das tecnologias digitais em rede para a formação de
pessoas críticas, criativas, autônomas, autoras, em um tempo em que o exercício da cidadania se impõe.
Desde janeiro de 2020, o mundo todo presenciou uma transformação nas rotinas em decorrência do
isolamento e do distanciamento social imposto pelo alto índice de contaminação do coronavírus e, com
as escolas, não foi diferente. No contexto da Educação Infantil, tem-se um agravante, pois teorias do
processo de ensino e de aprendizagem defendem que a criança necessita da afetividade para aprender e
se desenvolver, mas como promover afeto à distância? Dessa forma, utilizou-se de uma pesquisa
bibliográfica de recentes artigos, teses e pesquisas publicados após o início do período pandêmico.
Entendeu-se que as dificuldades impostas ao trabalho desenvolvido na atualidade, tanto no que diz
respeito às tecnologias digitais utilizadas quanto aos impactos que as teorias e técnicas pedagógicas
sofreram causarão um déficit que precisará ser sanado futuramente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Beatriz Liconti Machado, Universidade Federal do Pampa

Graduação em Pedagogia

Liliana Lemos Mendes, Universidade Federal do Pampa

Graduada em Letras e Direito. Professora Colaboradora da Unipampa.

Mauricio Aires Vieira, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Educação. Professor Associado da Unipampa, campus Jaguarão

Referências

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes,
2000. Educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades, CADERNOS
DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Ano XVII Volume 17 Nº 30 jul./dez. 2020.
BRASIL. Coronavírus: o que você precisa saber. Brasília: Ministério da Saúde,
2020.Disponível em: 26 out 2021.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília:
Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica, 2010.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional. Brasília, Senado Federal, 1996.
BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Brasília: Ministério da Educação,
2020.
BRASIL. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Brasília: Ministério da Educação, 2020
CARVALHO, D.M.; ARAÚJO, S.C.F.; PINHEIRO, F.V.R.; DIAS, L.S. Educação
Infantil:desafios e perspectivas. Paraná: PUCPR, 2015. Disponível
em:https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/18440_9156.pdf. Acesso em: 26 de
outubro de 2021
CAVALCANTE, J.R.; SANTOS, A.C.C.; BREMM, J.M.; LOBO, A.P.; MACÁRIO,
E.M.; OLIVEIRA, W.K.; FRANÇA, G.V.A. COVID-19 no Brasil: evolução da epidemia
até a semana epidemiológica 20 de 2020. Epidemiol. Serv. Saúde 29 (4) 10 Ago 2020.
CUNHA, P.A. A pandemia e os impactos irreversíveis na educação. 2020.
Disponivel em: https://revistaeducacao.com.br/2020/04/15/pandemia-educacaoimpactos/. Acesso em: 26/10/2021

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GRANDISOLI, E. Educação e pandemia: desafios e perspectivas. São Paulo:
Universidade de São Paulo, 2020. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/
educacao-epandemia-desafios-e-perspectivas/. Acesso em: 27 de outubro de 2021
ENSINO Remoto Emergencial: a oportunidade da escola criar, experimentar,
inovar e se reinventar. SINEPE/RS, Porto Alegre, 17 abr. 2020. Disponível em:
https://www.sinepe-rs.org.br/noticias/ensino-remoto-emergencial-a-oportunidadedaescola-criar-experimentar-inovar-e-se-reinventar. Acesso em: 31 de outubro de
2021.
MARCOM, Jacinta Lucia Rizii; VALLE, Paulo Dalla. Desafios da prática
pedagógica e as competências para ensinar em tempos de pandemia. In: PALU,
Janete; MAYER, Leandro; SCHUTZ, Jenerton Arlan (org.) Desafios da Educação
em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020
MARTINS, Vivian; ALMEIDA, Joelma. Educação em tempos de pandemia no Brasil:
saberesfazeres escolares em exposição nas redes. Revista Docência e Cibercultura, v. 4,
n. 2, p. 215-224, 2020.
NERY, Carmen. Rendimento impacta acesso da população a bens tecnológicos e
internet. Agência IBGE Notícas. 30 abr. 2020. Disponível em:
https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de
noticias/noticias/27522-rendimento-impacta-meio-de-acessoda-populacao-abenstecnologicos-e-internet. Acesso em: 31 de outubro. de 2021.
SANTOS, Edméa O. EAD, palavra proibida. Educação online, pouca gente sabe o
que é. Ensino remoto, o que temos para hoje. Mas qual é mesmo a diferença?
#livesdejunho... Revista Docência e Cibercultura. Notícias. 2020.
Publicado
02-04-2022
Como Citar
LICONTI MACHADO, S. B.; LEMOS MENDES, L.; AIRES VIEIRA, M. Art Educação em tempos de pandemia . Aquila, v. 1, n. 26, p. 399-409, 2 abr. 2022.
Seção
Artigos de Temática Livre