Art Diversidade no Contexto Educacional

Diversity in the Educational Context

  • Andressa Agnes de Assis Silva Must University
Palavras-chave: Diversidade, Gestão da diversidade, Papel da gestão escolar, Tecnologia, Contexto social

Resumo

A sociedade atual apresenta um contexto diverso em todos os sentidos, sejam eles social, intelectual,
religioso, econômico, sexual, entre outros. Muitos são os desafios para que se possa identificar essas
diversidades e assim promover uma real inclusão dos indivíduos, tornando-os seres sociais, integrados
e que valorizam e respeitam as diferenças. Esta pesquisa objetiva o entendimento e apresentação do
conceito de diversidade, discutindo o atual contexto social em que as diferenças estão tão presentes e
explícitas, bem como discorre acerca da gestão da diversidade no contexto escolar, trazendo à tona a
implementação das tecnologias, corroborando e colaborando com o questionamento do papel da gestão
escolar frente a este cenário. Para que tais resultados fossem alcançados, a pesquisa foi desenvolvida
por meio de estudos bibliográficos, pautados na leitura e interpretação de artigos e livros que
explanassem acerca do assunto. Identificou-se a necessidade de trabalhar estas questões urgentemente
no meio educacional, desenvolvendo docentes para que sejam facilitadores do processo, de modo que
utilizem de recursos, principalmente os tecnológicos, com o fito de promoverem inclusão e respeito
entre os alunos, impactando positivamente e diretamente numa sociedade íntegra e inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Agnes de Assis Silva, Must University

Graduação em Psicologia. Graduanda em Pedagogia. Especialização em Educação e Cultura: Temas
Transversais. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Referências

MICHAELIS. Diversidade. [Online]. Disponível em: moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/diversidade/>. Acesso em 10 nov
2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a
base. Brasília: MEC/SEF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988. [Online].
Disponível em: _Livro_EC91_2016.pdf>. Acesso em 12 nov 2021
BRASIL. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: satisfação das
necessidades básicas de aprendizagem. Brasília: UNESCO, 1988. [Online].
Disponível em: . Acesso
em 10 nov 2021.
BRASIL. Declaração de Salamanca: Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área
das Necessidades Educativas Especiais. Brasília: MEC, n.d. [Online]. Disponível em:
Acesso em 10 nov
2021.
CARDOSO, C. Os desafios da diversidade e das novas tecnologias. ESE Lisboa: A
página da Educação, 2001. n.107. [Online]. Disponível em:
. Acesso em 11 nov
2021.
CARVALHO, E. J. G. Diversidade Cultural e Gestão Escolar: alguns pontos para
reflexão. In: XXV Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação e II
Congresso-Ibero-Americano de Política e Administração da Educação Jubileu de Ouro
da Anpae (1961-2011). Revista Teoria e Prática da Educação, 2012. v.15. n.2.
[Online]. Disponível em: articleview/20 181>. Acesso em 11 nov 2021.
FRANÇA, F. F. Gênero, diversidade e tecnologias: educação para os corpos nas e
pelas mídias. In: 4º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DESFAZENDO GÊNERO.
[Online]. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/ebook
s/desfazendo/2019/P ROPOSTA_EV129_MD3_ID529_31072019143954.pdf.
Acesso em 20 nov 2023.
FERREIRA, W. B. O conceito de diversidade no BNCC: Relações de poder e
interesses ocultos. Brasília: Revista Retratos da Escola, 2015. v9. n17. [Online].
Disponível em: .
Acesso em 11 nov 2021.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
LIMA, F. C. S; CARDOZO, M. J. P. B. Diversidade e gestão democrática no contexto
educacional. Pará: Revista Exitus, 2018. v8. n1, p. 87-111. [Online]. Disponível em:
.
Acesso em 11 nov 2021.
MINAYO, M. C. S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ:
Vozes, 2002. 21 ed. [Online]. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/franciscov
argas/files/201 2/11/pesquisa-social.pdf. Acesso em 03 ago 2021
NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa – características, usos e possibilidades. São
Paulo: USP, 1996. São Paulo: Caderno de pesquisas em administração. [Online].
RODRIGUES, W. Destruindo discursos de diferença na escola. Porto Alegre:
Educação & Realidade, 2017. v. 42, n. 2.
SAMPAIO, M. M. F; GALLIAN, C. V. A. Currículo na escola: uma questão
complexa. In: Escolas, organizações e ensino. Marin, A. J. (org). São Paulo:
Junqueira&Marin, 2013. [Online].
SANTOS, F. M. F; ALVES, L. A; PORTO, C. M. Educação e tecnologias:
potencialidades e implicações contemporâneas na aprendizagem. Revista Científica da
FASETE, 2018. [Online]. Disponível em: /media/revistas/2018/17/educacao_e_tecnologias.pdf>. Acesso em 12 nov 2021.
SILVA, D. J. Gestão da diversidade: origem, conceitos e desafios. In: Gestão de
pessoas: práticas de gestão da diversidade nas organizações. Senac, n.d. [Online].
SOUSA, N. H. B. Memorial de candidatura de Boaventura de Sousa Santos ao
título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Brasília. [Online].
Disponível em:
http://www.boaventuradesousasantos.pt/media/Memorial_Nair%20Heloisa%20Bical
ho%20de%20Sousa_29%20Outubro%202012.pdf. Acesso em 21 nov 2021
ZAULI, A; SOUZA, J. W; Sales, C. T. R; Tadaiesky, L. T; Rocha, C. C. (2013).
Reflexões sobre diversidade e gênero. Brasília: Câmara dos Deputados, 2013.
Edições Câmara. n19. [Online].
Publicado
02-04-2022
Como Citar
ASSIS SILVA, A. A. DE. Art Diversidade no Contexto Educacional . Aquila, v. 1, n. 26, p. 229-238, 2 abr. 2022.
Seção
Artigos de Temática Livre