A importância da tecnologia durante o ensino remoto emergencial

The importance of technology during emergency remote teaching

  • Jorge Vieira da Rocha UNESA
  • Sonia Regina Mendes dos Santos UNESA
Palavras-chave: Educação, Isolamento, Remota e Tecnologia

Resumo

Este trabalho tem como objetivo, trazer uma reflexão em torno da importância da tecnologia contribuindo para a continuação do ensino de forma remota. Com a pandemia ocasionada pelo COVID19, tendo como decorrência a medida de isolamento social, ocasionando a suspensão das atividades de aulas presenciais, fez com que as instituições de ensino superior (IES) se reinventassem de forma rápida e criativa. Neste novo cenário, a rede de ensino seja a pública ou privada se defrontaram com um grande desafio de como manter seus alunos matriculados, motivados e conter a evasão. Novas tecnologias associadas a projetos de ensino foram criadas. Trabalhar a educação não é simples, sendo necessária uma metodologia de ensino em sinergia com as ferramentas de navegação, simples de serem absorvidas pelos alunos e que venha a criar uma interação entre professores e alunos que são os grandes atores do ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BUBER, M. Me and You. 9. ed. Sao Paulo: Centaur, 2004.

COSTA, Rosatelli M. An intelligent environment for collaborative learning. Florianópolis: UF SC, 1999. p. 10-12.

CRUZ, D. M., Barcia, R. M. (2000). Educação a Distância por vídeo conferência. In: Tecnologia Educacional, ano XXVIII, n. 150/151, julho/dezembro.

DOWBOR, L. The social reproduction. Sao Paulo, Voices, 1998.

FONSECA, Ana Graciela Mendes Fernandes. Brazilian Journal of Technology, Communication, and Cognitive Science. A ascensão dos dispositivos móveis e seus usos no ensino-aprendizagem - Edição nº. 2, Ano II - Agosto 2014

FRANÇA, G. (2009). Os ambientes de aprendizagem na época da hipermídia e da Educação a Distância. Revista: Perspect. Ciênc. Inf. 14(1).

JORDÃO, T. C .. Educator training: teacher education for education in a digital world. In: Digital technologies in education. MEC, 2009.

KOLL, Marta de Oliveira. Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 2010.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. (2008). Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola.

MARCUSCHI, Luiz Antônio; Xavier, Antônio Carlos dos Santos (orgs). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção do sentido. Rio de Janeiro: Lucena. 2004.

MOORE, M. and KEARSLEY, G. Distance Education - A Systems View. Belmont: Wadsworth, 1996. 1st edition.

___________________. Educação a Distância: uma visão integrada. São Paulo:Cengage Learning, 2010.

MORENO, Nádina Aparecida. Gestão documental ou gestão de documentos: trajetória histórica. IN: BARTALO, Linete; MORENO, Nádina Aparecida (Org.). Gestão em Arquivologia: abordagens múltiplas. Londrina: Eduel, 2008.

SCHWARTZ, Christian. Windows to the future. See Digital Life, Sao Paulo, year 32, p.32, ten. 1999.

SCHERER, S. Educação bimodal: habitantes, visitantes ou transeuntes? In: Valente, J. A. & Bustamante, S. B. V. (2009). Educação a distância: prática e formação do profissional reflexivo. São Paulo: Avercamp. 259p.

SILVA, T. T., Coelho, S. Z., Valente, J.A. (2009). O papel da reflexão e dos mediadores na capacitação de aprendizes-colaboradores: um dos suportes andragógicos das comunidades virtuais de aprendizagem. In: SIMÃO Neto, Antonia. Cenários e Modalidades da EAD. Curitiba: Iesde Brasil S. A., 2010. 219 p.

SOUSA, E; SILVA, P. A Relação Professor/Aluno no Processo de Ensino/Aprendizagem. Revista Espaço Sophia nº.07, 2007.

SPANHOL, F. J. (1999). Estruturas tecnológica e ambient al de sitsemas de videoconferência na educação a distância: estudo de caso do Laboratório de Ensino a Distância da UFSC. Florianópolis: Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção-Universidade Federal de Santa Catarina. Dissertação de Mestrado.

TAMMARO, A. M., Salarelli, A. (2008). A biblioteca digital. Brasília, DF: Brinquet de Lemos. 378p.

VALENTE, J. A., Bustamante S. B. V. São Paulo: Avercamp.

VALENTINI, C. B., SOARES, E. M. S. (orgs). (2010). Aprendizagem em Ambientes Virtuais: compartilhando idéias e construindo cenários. Caxias do Sul: EDUCS.

VIANNA, F. D. (2009). A era tecnológica exige nova educação. Revista Mundo Jovem. 396, 10.
Publicado
29-03-2025
Como Citar
VIEIRA DA ROCHA, J.; REGINA MENDES DOS SANTOS, S. A importância da tecnologia durante o ensino remoto emergencial . Aquila, n. 31, p. 167-182, 29 mar. 2025.
Seção
Artigos de Temática Livre