Art A cultura das Escolas de Samba: design emocional e arte, perspectivas profissionais na indústria carnavalesca

The Culture of Samba Schools: emotional design and art, professional perspectives in the carnival industry

  • Marcos Paulo de Oliveira Universidade Federal Do Rio de Janeiro - EBA-UFRJ
  • Cristina da Conceição Silva PPGHC
Palavras-chave: Designer Emocional, Carnaval, Arte

Resumo

O presente artigo versa sobre a profissão do designer, fazendo menção aos homens do período da
pedra lascada ao produzirem seus instrumentos de uso pessoal e de sobrevivência como os primeiros
designers da história da humanidade. Logo, evidenciaremos o papel desse profissional na Revolução
Industrial na produção de materiais que passam por uma valorização do uso, a partir do seu ingresso
na indústria. Ademais, esse artigo traz elementos que tratam da prática do designer associada à arte,
bem como o exercício desse profissional em um diálogo com a cultura, além de demonstrar como o
designer de um produto pode causar emoção nos seres humanos. Desse modo, o produto final do
carnaval é exemplificado como um modelo de designer que nos remente a uma memória emocional
em se tratando de indumentária, esculturas e arquitetura dos carros alegóricos.

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Biografia do Autor

Marcos Paulo de Oliveira, Universidade Federal Do Rio de Janeiro - EBA-UFRJ

Mestrando em Design na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA-UFRJ), Pós-Graduado em Docência No Ensino Superior: Práxis Educativas na Universidade La Salle (UNILASALLE-RJ). Pós-graduando em Cenografia na Universidade Veiga de Almeida (UVA-RJ) e MBA em História da Arte e da Cultura Visual na Universidade Cândido Mendes (UCAM-RJ). Graduado em Design Gráfico pela Universidade Estácio de Sá (UNESA-RJ). Atualmente é professor de pós-graduação em Gestão e Design em Carnaval na Faculdade de Ciências, Educação, Saúde, Pesquisa e Gestão (CENSUPEG). Pesquisador-orientador do Observatório de Carnaval do Museu Nacional da UFRJ, com vínculo ao Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som (LÁBEIS). Carnavalesco na cidade do Rio de Janeiro, com passagens nos últimos sete anos nas Escolas de Samba Unidos da Tijuca e Acadêmicos da Rocinha, maior posto artístico da elite do carnaval carioca; na Unidos da Tijuca fez parte da Comissão de Carnaval, assinou por seis anos consecutivos o projeto artístico da agremiação; na Acadêmicos da Rocinha assina pelo segundo ano seu trabalho em carreira solo: responsável pela criação, desenvolvimento e produção dos projetos artísticos do desfile na Marquês de Sapucaí - Sambódromo da cidade carioca. As referidas escolas são reconhecidas como bem sucedidas na festa carnavalesca, num dos maiores espetáculos da terra.

Cristina da Conceição Silva, PPGHC

Doutora em Humanidades, Culturas e Artes-PPGHC - Linha de Pesquisa Diversidades Culturais,
Espaciais e Temporalidade na Universidade do Grande Rio.

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Publicado
02-08-2021
Como Citar
DE OLIVEIRA, M. P.; DA CONCEIÇÃO SILVA, C. Art A cultura das Escolas de Samba: design emocional e arte, perspectivas profissionais na indústria carnavalesca. Aquila, v. 1, n. 25, p. 129-139, 2 ago. 2021.
Seção
Artigos de Temática Livre