Relato de Experiência: a construção da mão biônica como modelo didático no ensino de Ciências
Experience report: the building of the bionic hand as a teaching model in the Science class
Resumo
A instrumentação do ensino com o uso de modelos didáticos, construídos pelos alunos, se mostra uma ferramenta eficaz, lúdica, capaz de auxiliar na observação e na concretização de diversos conteúdos curriculares do ensino de Ciências. Dentro da temática do Corpo Humano, para que os alunos compre-endam a relação entre os músculos e os movimentos do corpo, faz-se fundamental que conheçam o papel dos tendões, estrutura que tem a função de conectar as peças anteriores. Dessa forma, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental construíram uma mão biônica, com objetivo de simular o funciona-mento do movimento do antebraço e mão humana. Valendo-se de sucata, onde o papelão, reutilizado de caixas, deu a forma anatômica de um dos membros anteriores humano, e cordões simularam os ten-dões do antebraço e mão, proporcionando a compreensão destas importantes estruturas biológicas. Ainda trabalharam, de forma interdisciplinar, com conteúdos de Literatura e Educação Física na com-preensão da relação existente entre as Ciências Naturais e a qualidade de vida. O trabalho em tela obje-tivou relatar um exemplo bem-sucedido de aula prática, apoiado em modelo didático, de baixo custo e interdisciplinar.
Downloads
Métricas
Referências
BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. Secretaria da educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclo do ensino fundamen-tal: ciências naturais. Brasília, 1998
FAZENDA, I. C. A. Dicionário em Construção: Interdisciplinaridade. 3.ed.- São Paulo: Cortez. 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1970.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade, Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1982.
RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação. Orientações Curriculares: Áreas Específicas: Ciências. Rio de Janeiro, 2010.
RONDINELLI, P. A Estrutura Curricular da Disciplina De Educação Física; Brasil Escola. Disponível em:
SANTOMÉ, J. T. Globalização e Interdisciplinaridade: o currículo integrado. Trad. Cláudia Schilling – Porto Alegre: Ed. Artes Médicas Sul ltda., 1998.
SOUZA, S. E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. In: I Encontro de pes-quisa em educação, IV Jornada de prática de ensino, XIII Semana de Pedagogia da UEM: “Infância e práticas educativas”. Anais do I Encontro de pesquisa em educa-ção, IV Jornada de prática de ensino, XIII Semana de Pedagogia da UEM: “In-fância e práticas educativas”, Maringá, 2007.
TORTQUEMADA-GUERRA, R.A. [Org.]. Caderno Cb Virtual 5. João Pessoa: Ed. Universitária, 2010.
