Relato de Experiência: a construção da mão biônica como modelo didático no ensino de Ciências

Experience report: the building of the bionic hand as a teaching model in the Science class

Autores

  • Guilherme Furusawa SEEDUC-RJ / Doc.II
  • Nathália Calegari Forcato SEEDUC-RJ

DOI:

https://doi.org/10.17648/revista-aquila.v1i23.128

Palavras-chave:

modelos didáticos no ensino de Ciências, Ensino Fundamental, corpo humano, Mão Biônica

Resumo

A instrumentação do ensino com o uso de modelos didáticos, construídos pelos alunos, se mostra uma ferramenta eficaz, lúdica, capaz de auxiliar na observação e na concretização de diversos conteúdos curriculares do ensino de Ciências. Dentro da temática do Corpo Humano, para que os alunos compre-endam a relação entre os músculos e os movimentos do corpo, faz-se fundamental que conheçam o papel dos tendões, estrutura que tem a função de conectar as peças anteriores. Dessa forma, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental construíram uma mão biônica, com objetivo de simular o funciona-mento do movimento do antebraço e mão humana. Valendo-se de sucata, onde o papelão, reutilizado de caixas, deu a forma anatômica de um dos membros anteriores humano, e cordões simularam os ten-dões do antebraço e mão, proporcionando a compreensão destas importantes estruturas biológicas. Ainda trabalharam, de forma interdisciplinar, com conteúdos de Literatura e Educação Física na com-preensão da relação existente entre as Ciências Naturais e a qualidade de vida. O trabalho em tela obje-tivou relatar um exemplo bem-sucedido de aula prática, apoiado em modelo didático, de baixo custo e interdisciplinar.

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Biografia do Autor

Nathália Calegari Forcato, SEEDUC-RJ

Prof. Doc. I (Ciências) Colégio Estadual Dr. João Nery / SEEDUC-RJ.

Referências

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Publicado

2020-08-15

Como Citar

FURUSAWA, Guilherme; CALEGARI FORCATO, Nathália. Relato de Experiência: a construção da mão biônica como modelo didático no ensino de Ciências : Experience report: the building of the bionic hand as a teaching model in the Science class. Aquila, [S. l.], v. 1, n. 23, p. 255–266, 2020. DOI: 10.17648/revista-aquila.v1i23.128. Disponível em: https://ojs.uva.br/index.php/revista-aquila/article/view/128. Acesso em: 16 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Temática Livre