Pensamento descolonial-fronteiriço: perspectivas para a pesquisa sobre a formação de professores de artes

Decolonial-frontier thinking: perspectives for research on the training of art teachers

  • Marcos Antônio Bessa-Oliveira
Palavras-chave: Formação de Professores, Biogeografia descolonial fronteiriça, Artes

Resumo

Quando penso a formação de professores no Brasil sempre me pergunto qual é a base de formação que temos para oferecê-la a outros professores? Questiono isso a partir da minha própria formação discente para pensar a formação que tenho ofertado aos meus alunos, na graduação e na pós-graduação, na UEMS/UUCG. Portanto, considerando minha atuação em cursos de formação de professores, venho apresentar-lhes as perspectivas que estou desenvolvendo como pesquisas para a formação de professores de Arte desde o ano 2006. Ficará evi-dente, ao certo, a construção de uma trajetória teórico-crítica e também didático-metodológica contramodernas que não quiseram repetir a mesma (de)formação que tentaram fazer comigo, quase sempre, enquanto estive na condição de professor de Arte em formação. Ao contrário do que se espera, ao invés de fazer uma exposição autobiográfica e relatório (práticas pós-modernas) dessa trajetória, vou expor-lhes a minha opção de vida descolonial biogeográfica fronteiriça como perspectiva epistêmica para uma prática de formação docente efetiva de pesquisa para uma melhor formação de professores de Arte para atuação no trabalho docente. Para tanto, trarei em evidência na exposição pensadores igualmente descoloniais que sentem a descolonialidade no próprio corpo como opção de vida, nunca como teorização e mera prática metodológica ou ainda como mani-pulação de referenciais tradicionais a fim de inscreverem-se formadores libertários por meio da manipulação da subalternidade/sensibilidade/subjetividade própria e alheia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio. Arte, cultura e educação na formação docente com perspectivas dos Estudos de Culturas. Movimento - revista de educação, ano 6, n. 11, 2019a, Niterói, RJ, Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Disponível em: http://periodicos.uff.br/revista movimento. Acesso em 08 de out. 2019. (Texto no prelo).
______________________. Arte-Educação Descolonial: formação de professor de Arte para um trabalho docente mediador. Acervo do autor, 2019a, p. 1-36, texto no prelo.
FAUNDEZ, Antonio. Diálogo. FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pe-dagogia da pergunta. Revisão técnica e tradução do texto de Antonio Faundez, Hei-tor Ferreira da Costa. 8. ed. Rio de Janeiro, São Paulo: Paz e Terra, 2017.
INFRANCA, Antonino. Introduzione. DUSSEL, Enrique. Pedagogica della Libera-zione: a cura de Antonino Infranca. Edizioni FERV, Roma, 2004, p.1-21.
LORCA, Javier. O controle dos corpos e dos saberes. Entrevista com Walter Mig-nolo. Tradução: André Langer. Página/12, 08 de setembro de 2014, p. 1-3. Disponí-vel em: http://www.ihu.unisinos.br/noticias/533148ocontroledoscorposedossaberesentrevistacomwaltermignolo?tmpl=component&print=1&page=. Acesso em: 29 abr. 2016.
MIGNOLO, Walter. Desafios decoloniais hoje. Trad. de Marcos de Jesus Oliveira. Epistemologias do Sul: Pensamento Social e Político em/desde/para América Lati-na, Caribe, África e Ásia, v.1, n. 1, Foz do Iguaçu/PR: Universidade Federal da Inte-gração Latino-Americana, p. 12-32. 2017. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/ epistemologiasdosul/article/view/772/645. Acesso em: 27 mar. 2018.
MIGNOLO, Walter D.. Prefacio. PALERMO, Zulma. Para una pedagogia decolo-nial. 1ª ed.. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Del Signo, 2014a. (El desprendi-mento / Walter Mignolo), p.7-9.
MIGNOLO, Walter. D. Desobediência epistêmica: a opção descolonial e o significa-do de identidade em política. Cadernos de Letras: Universidade Federal Fluminense - Instituto de Letras. Dossiê: Literatura, língua e identidade. N. 34, Niterói, RJ. 2008, p. 287-324. Disponível em: http://www.uff.br/cadernosdeletrasuff/34/traducao.pdf. Acesso em: 16 de nov. 2012.
NOLASCO, Edgar Cézar. Descolonizando a pesquisa acadêmica: uma teorização sem disciplinas. Acervo do autor. 2019, texto no prelo, p.1-22.
PALERMO, Zulma. Para una pedagogia decolonial. 1. ed. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Del Signo, 2014. (El desprendimento / Walter Mignolo).
QUIJANO, Aníbal. Dom Quixote e os moinhos de vento na América Latina. Estud. av. São Paulo, v. 19, n. 55, p. 9-31, dezembro de 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142005000300002&ln g=en&nrm=iso. Acesso em 19 dez. 2019.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Pau-la. (org.). Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2010, p. 31-83.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 7ª ed. Porto, PT: Edições Afrontamento, 1999. (Bibliotecas das Ciên-cias do Homem /Sociologia /18).
SKLIAR, Carlos. A escrita na escrita: Derrida e Educação. In: SKLIAR, Carlos (org.). Derrida & a Educação. 1. ed. 1 reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2008, p. 9-33.
Publicado
15-08-2020
Como Citar
BESSA-OLIVEIRA, M. A. Pensamento descolonial-fronteiriço: perspectivas para a pesquisa sobre a formação de professores de artes . Aquila, v. 1, n. 23, p. 239-254, 15 ago. 2020.
Seção
Artigos de Temática Livre