Diretrizes pedagógicas e a construção do projeto pedagógico local: uma construção coletiva necessária

Pedagogical Guileines and the construction of the local pedagogical project: a necessary collective construction

  • Ana Lúcia Fernandes
  • Ingrid Finkler Cavion Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Palavras-chave: Inovação, Escola de formação, Projeto político-pedagógico

Resumo

Este artigo aborda questões relacionadas à gestão e ao processo de elaboração do Projeto político-pedagógico (PPP). A análise foi feita tendo como referência o documento guia, de cunho teórico-metodológico, elaborado pelo Órgão Regulador e o Projeto político-pedagógico (PPP) de uma escola da magistratura no Rio Grande do Sul. Aponta a emergência de conceitos estruturantes quanto às abordagens do processo de ensino, ao processo de aprendizagem, e a relação entre inovação e forma-ção específica. Aspectos estes que estão relacionados entre si e a outros fatores que fazem parte da dinâmica educativa, mas, neste artigo, ganham especial ênfase. O artigo também busca compreender como a coordenação pedagógica lida com essas questões, com vistas à ressignificação e a inovação nas práticas educativas. A análise documental identificou pontos mais frágeis que podem impactar na produção das subjetividades de alunos e professores desta escola e que merecem ser revistos em um processo de fortalecimento institucional.

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Biografia do Autor

Ingrid Finkler Cavion, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestranda em Gestão educacional pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS, Especialista em Gestão de Pessoas e Liderança Coach pela Universidade La Salle - UNILASALLE e Gradu-ada em Educação Física - Licenciatura pela Faculdade da Serra Gaúcha – FSG

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Publicado
15-08-2020
Como Citar
FERNANDES, A. L.; FINKLER CAVION, I. Diretrizes pedagógicas e a construção do projeto pedagógico local: uma construção coletiva necessária. Aquila, v. 1, n. 23, p. 121-134, 15 ago. 2020.
Seção
Dossiê Temático