Pergunta de criança: oportunidades formativas para professores em serviço a partir dos questionamentos sobre fenômenos da natureza por crianças do primeiro ciclo da alfabetização

Children's question: formative opportunities for teachers in service from questions about nature phenomena by children in the first cycle of literacy

  • Geníria Almeida dos Santos Souza Souza
  • Adriane Lizbehd Halmann Professora adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz,
Palavras-chave: Questionamento reconstrutivo, Prática docente, Formação continuada de professores, Educação em Ciências.

Resumo

O potencial para oportunidades formativas a partir de questionamentos das crianças do ciclo da alfabetização sobre os fenômenos da natureza foi o principal objeto deste estudo, realizado em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental dos anos iniciais, no município de São José da Vitória Bahia. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa participante, visto que foca no caráter subjetivo o comportamento dos professores e o objeto proposto. A pesquisa foi desenvolvida a partir da realização de uma entrevista se miestruturada gravada em áudio e depois transcrita; uma oficina e uma entrevista final com os docentes para analisar as perspectivas de mudança na prática pedagógica, no que diz respeito ao questionamento dos alunos. Os dados demonstram que ainda é present e uma abordagem conteudista, na concepção de que o docente deve responder as perguntas dos discentes e trazê los de volta para a aula. Entretanto, após vivenciar a possibilidade do questionamento como estruturante do planejamento, os docentes afirmaram a p ossibilidade de construir novas aprendizagens mais significativas, além de considerarem esta uma oportunidade importante de formação docente continuada em serviço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adriane Lizbehd Halmann, Professora adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz,

Professora adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz, Licenciada em Ciências Biológicas (Mestre e Doutora em Educação (UFBA). 

Referências

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996 . Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília :
MEC, 1996.
DELIZOICOV , D.; ANGOTTI, J. A.P. Metodologia do ensino de ciências . São Paulo: Cortez, 1994. (Coleção magistéri o 2º grau. Série formação do professor).
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa . 10ª ed. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2015.
FREIRE, Ana Maria Araújo De . Paulo Freire : Uma História de vida. 1ª ed Editora Villa das Letras. Indaiatuba, SP. 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia : saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura).
FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, An t ônio. Por uma Pedagogia da Pergunta . Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995
LIBANÊO, José Carlos. Reflexividade e formação de professores: outra oscilação do pensamento pedagógico. In: PIMENTA, Selma; GHEDIN, Evandro (orgs.) Professor reflexivo no Brasi l : gênese e crítica de um conceito. São Paulo : Cortez;
LÜDKE, M; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2ª ed. São Paulo: E.P. U, 2014.
MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação : Bauru, SP, v. 9, n. 2, p. 191 210, 2003.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva : processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação , Bauru, v. 12, n. 1, p.117
128, 2006.
MORAES, Roque RAMO S , M.G.; GALIAZZI, Maria do Carmo. A epistemologia do aprender no educar pela pesquisa em ciências: a lguns pressupostos teóricos. In:
MORAES, Roque; MANCUSO, R. Educa çã o em Ciências . Ijuí: Unijuí, 2004.
NÓVOA, Antônio. Formação de professores e formação docente. In: NÓVOA, Antônio. Os professores e a sua formação . Publicações Dom Quixote, Lisboa,
PIMENTA, S. G. Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.
SCHÖN, D. Formar Professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antônio(Coord.). Os professores e sua formação. 3ª ed. Lisboa: Dom Quixot e, 1997.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro; D'ÁVILA, Cristina Maria (Org). Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas . 2ª ed . Campinas, São Paulo: Papiros, 2012.
Publicado
15-08-2020
Como Citar
ALMEIDA DOS SANTOS SOUZA SOUZA, G.; LIZBEHD HALMANN, A. Pergunta de criança: oportunidades formativas para professores em serviço a partir dos questionamentos sobre fenômenos da natureza por crianças do primeiro ciclo da alfabetização. Aquila, v. 1, n. 23, p. 91-108, 15 ago. 2020.
Seção
Dossiê Temático