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Guia de Luta: Manual para entrar no Mercado Criativo2022
O mercado publicitário se torna desafiador para os estudantes de comunicação, nesta publicação do laboratório CRIA, da Universidade Veiga de Almeida, profissionais e professores apresentam histórias, exemplos e dicas de como se preparar para a luta do mercado de trabalho criativo.
AUTORES: Pedro Filet; Gabriela Delbem; Leonardo Amato
ISBN: 978-65-5700-128-8
DOWNLOAD: Guia de Luta: Manual para entrar no Mercado Publicitário -
Pesquisa Consumo & Quarentena - Junho 20202020
A Universidade Veiga de Almeida e o Laboratório CRIA de Estudos Integrados em Criatividade e Economia Criativa (Campus Barra) apresentam os resultados da pesquisa Consumo & Quarentena, explorando o comportamento dos brasileiros durante o período de isolamento social decorrente da COVID-19. Objetiva-se, neste projeto, quantificar e analisar a relação dos respondentes com produtos e serviços que fazem parte da indústria criativa por meio do consumo digital.
Ao final da apresentação dos dados, fazemos uma breve reflexão e considerações sobre o mercado consumidor e o papel da economia criativa em cenários futuros pós-pandemia. Esperamos que este documento possa servir de instrumento para a análise e geração de novas estratégias neste momento desafiador para o Brasil e o mundo.
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Revista Especial Economia das Ideias2022
A publicação especial do Laboratório de Estudos Integrados em Criatividade & Economia Criativa (CRIA) reuniu reportagens e entrevistas sobre diversos temas que estão dentro prisma da Indústria Criativa. Os conteúdos são de autoria do Professor Leonardo Amato, líder do laboratório acadêmico e contam com a colaboração da agência experimental de jornalismo.
ISBN: 978-65-5700-127-1
DOWNLOAD: Revista Especial Economia das Ideias -
Territórios Criativos: Cidades, Criatividade & Cultura2022
A segunda publicação do Laboratório de Estudos Integrados em Criatividade & Economia Criativa (CRIA) reuniu a produção de seus estudantes-pesquisadores, que buscaram analisar os territórios criativos, a relação das novas profissões virtuais e o impacto da pandemia através do olhar da Economia Criativa, das transformações de trabalho e o papel da cultura nos espaços e como signo criativo.
Organização: Prof. Leonardo Amato
ISBN: 978-65-5700-126-4Capítulo 1: A Economia Criativa no Brasil: A Importância do apoio do Gestor Público no Desenvolvimento do sistema Cultural
Capítulo 2: O Youtube e a Construção da Identidade Infantil
Capítulo 3: Geração Videomaker: Youtube e Empreendedorismo
Capítulo 4: Economia Criativa, Pandemia e a Retomada
Capítulo 5: A Experiência Acadêmica com a Economia Criativa e a Proposta Discente para Patrimônios e Equipamentos Culturais -
Os novos olhares para a Economia Criativa2020
Levando-se em conta o potencial de crescimento da economia criativa no Brasil e no mundo, objetiva-se, neste livro, refletir sobre a criatividade nas diversas possibilidades de atuação e pesquisa, dentre eles a comunicação, publicidade, marketing, design, audiovisual, educação, tecnologia e territórios.
Organização: Prof. Leonardo Amato; Prof. Graziela Borguignon Mota
ISBN: 978-65-5700-068-7Capítulo 1: A arte como potencializadora da inovação
Capítulo 2: Experiência e criatividade no museu contemporâneo
Capítulo 3: Análise bibliográfica sobre o diálogo entre a cultura militar israelense e a cultura do design
Capítulo 4: “Bora ajudar?” Colaboração e empatia nas práticas de crowdfunding da plataforma Catarse
Capítulo 5: Sócio-torcedor, uma fonte de receita estável para o clube
Capítulo 6: Os impactos dos novos geradores de conteúdo e o aproveitamento das marcas pelo contexto
Capítulo 7: O ecossistema de produtos e serviços da Xiaomi e a guerra de patentes
Capítulo 8: Uma bela história merece ser contada: roteiros, economia criativa e a educação na Universidade Veiga de Almeida
Capítulo 9: As transformações exigidas na educação pela era da cibercultura
Capítulo 10: O protagonismo dos institutos federais de educação no desenvolvimento de redes de cooperação
Capítulo 11: O resgate de saberes tradicionais e a sustentabilidade como diferenciais competitivos no mercado da moda.
Capítulo 12: Economia criativa: estratégia de desenvolvimento de municípios, polos e regiões na mesorregião oeste do Paraná
Capítulo 13: Economia criativa: estudo dos aspectos culturais da região carbonífera como fomento para a economia local
Capítulo 14: Territórios criativos e a revitalização do porto do Rio de Janeiro